Trancoso – Bahia. O que fazer, quando ir, como chegar.

0 75

Trancoso – Bahia. O que fazer, quando ir (melhor época), como chegar, onde se hospedar, onde comer. Isso e um pouquinho mais você vai saber sobre esse paraíso no sul da Bahia.

Siga o nosso perfil @perviamo no Instagram

Falar da Bahia, a terra da alegria, é sempre um prazer para mim, pois é um dos Estados que eu mais amo no Brasil, portanto espero que você aproveite o texto e tenha vontade de ir “voando” para Trancoso.

Frase célebre do saudoso Dorival Caymmi

Caso queira alguma informação específica, é só clicar no índice abaixo.

Leia também: Bonito – MS. Tudo o que você precisa saber para a sua viagem.

Sobre

Trancoso é uma vila sossegada na maior parte do ano, pertencente ao município de Porto Seguro – BA.

Sua população estimada é de pouco mais de 11 mil habitantes, e, tirando a alta temporada, é um lugar para relaxar, curtir o charme do lugar, se deliciar nos diversos restaurantes e se esbaldar nas belíssimas praias da região.

Se você NÃO faltou as aulas de História, deve saber que o Brasil foi descoberto naquela região, disputam o lugar exato da descoberta, os municípios de Prado, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, mas é tudo ali pertinho.

Sendo assim, o vilarejo de Trancoso foi fundado logo nessa época pelos portugueses Jesuítas como aldeamento indígena para a catequização dos índios. 

Até o início dos anos 80 era uma “descoberta privilegiada” frequentada pelos hippies, mas desde então muita coisa mudou em Trancoso.

Hoje é um destino escolhido por endinheirados e VIPs que desfrutam de uma rede de hotéis e pousadas e restaurantes de fazer inveja a qualquer outro destino maior.

O “Quadrado” que é a praça principal da vila é onde tudo acontece, suas casinhas coloridas com chão de cimento queimado e fachadas preservadas – pois tudo ali é tombado pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – abrigam desde casas de moradores, à pousadas, restaurantes, ateliês e lojas de roupas.

A Osklen tem uma charmosa lojinha por lá.

Para completar o charme do Quadrado, ao fundo tem edificada desde 1656 uma igrejinha toda branca que é a Igreja de São João Batista, ou simplesmente a igrejinha do quadrado.

Trancoso virou também um destino “queridinho” para celebrações de casamentos, seja na praia, nos restaurantes ou nos hotéis e pousadas, e, claro, na igrejinha do quadrado.

Trancoso Bahia o que fazer quando ir como chegar
Igreja de São João Batista ou simplesmente “igrejinha do Quadrado” – Foto arquivo pessoal

Gabriela Pugliesi e Erasmo Viana casaram nessa igreja. Também foi a igreja escolhida pela cantora Preta Gil para renovar seus votos de casamento.

Estrelas internacionais como Beyoncé e o ator Matthew McConaughey que é casado com a super modelo brasileira Camila Alves são estrelas que também tiveram sua temporada em Trancoso.

Leia também: Chapada dos Veadeiros, como chegar, quando ir, o que fazer…

Como chegar em Trancoso

De avião

O aeroporto mais próximo de Trancoso é o de Porto Seguro, que fica a 77 km de estrada de distância. As três companhias aéreas nacionais, Azul, Gol e Latal voam para lá com voos diretos do Rio, São Paulo, Campinas, Salvador, Belo Horizonte e Brasília.

IMPORTANTE: Caso você vá e volte de avião, não se preocupe, no seu retorno, de chegar com muita antecedência ao aeroporto de Porto Seguro, pois ele é pequeno, desconfortável e não tem sala de embarque. Você faz o check-in e aguarda no saguão externo até a chamada para o voo.

trancoso bahia o que fazer quando ir melhor época onde comer como chegar aeroporto de porto seguro
Saguão aeroporto de Porto Seguro

Para conhecer com tranquilidade e conforto a região de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial D’ajuda, Trancoso e Caraíva eu recomendo fortemente que você alugue um carro. Mesmo que você não queira conhecer tantos lugares assim na mesma viagem, um carro vai te dar muito mais liberdade.

Caso você vá ficar somente em Trancoso e não queira se preocupar com aluguel de carro e dirigir, pode contratar um transfer diretamente no aeroporto que te deixará na porta da sua pousada em Trancoso.

Alugando um carro ou indo de carro

A partir do aeroporto de Porto Seguro, estando de carro, você tem duas opções de trajeto para chegar em Trancoso.

A mais longa, porém mais rápida é ir somente pela estrada.

A outra opção é entrar na cidade de Porto Seguro, atravessar o rio de balsa e depois seguir caminho por Arraial D’Ajuda. Essa opção diminui bastante a quilometragem, mas aumenta o tempo da viagem, além de ter que pagar a balsa.

Se você não estiver com pressa, recomendo a segunda opção, pois você dá uma rápida passeada por Porto Seguro.

Se quiser pode parar para dar uma voltinha por Arraial e depois seguir caminho até Trancoso.

Ver abaixo as duas opções no mapa:

Caminho acima, indo exclusivamente por estradas.

Caminho acima, atravessando de balsa de Porto Seguro para Arraial D’ajuda e seguindo caminho pela estrada.

Ônibus

Caso você queira ir de ônibus, as capitais mais próximas, como Vitória, Rio, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Salvador possuem itinerários diários para Porto Seguro.

Forma mais econômica de chegar em Trancoso

Chegando de Ônibus ou avião, pegue um táxi até o cais da balsa, atravesse de balsa até Arraial D’Ajuda e de lá pegue um ônibus da empresa Águia Azul até Trancoso. 

Você pode pesquisar os valores no site da empresa Águia Azul

O que fazer em Trancoso

Normalmente o perfil do turista que opta por viajar para Trancoso é o mais sossegado, portanto ele não quer fazer todos os passeios, conhecer todas as praias ou curtir muita agitação, por isso só vou colocar aqui as principais praias e atrações que você pode fazer em Trancoso ou nos arredores.

Quadrado

Como já citei na introdução desse post, o Quadrado é onde tudo acontece e é um charme durante o dia, ao entardecer e mesmo à noite com os restaurantes e lojinhas iluminando a praça com suas luminárias cada uma mais criativa que a outra.

É difícil definir o que é o Quadrado, mas o mais próximo que eu posso chegar para quem não conhece é dizer que o Quadrado é uma praça, porém sem estátuas de bronze, chafariz ou mesmo calçamento.

Creio que o charme principal do Quadrado é justamente não existir uma padronização em nada. Cada casa é de uma cor!

Em uma está uma loja, em outra está uma pousada, em outra um um restaurante e em outra está sentada uma senhora, moradora, que resiste à especulação imobiliária, e, alheia ao vai e vem de turistas, curte a prosa com uma amiga enquanto fuma seu cigarrinho.

O centro do Quadrado, gramado, às vezes serve para o molecada jogar uma peladinha (futebol) com os amigos ou fazer uma roda de capoeira.

À sua volta, amendoeiras, jaqueiras, ipês, jacarandás, flamboiãs, e tantas outras árvores emolduram esse lugar mágico.

quadrado trancoso bahia o que fazer como chegar melhor época onde comer
Casinhas multicoloridas no Quadrado

Mirante do Quadrado

Não pense que o Quadrado termina na igrejinha branca de São João Batista, caminhe um pouquinho mais para os fundos da igreja e você chegará ao Mirante do Quadrado, que dá uma vista belíssima do mar e da vegetação litorânea de Mata Atlântica.

trancoso bahia o que fazer quando ir como chegar

Acorde cedo e aproveite a alvorada deste ponto, ou, se tiver preguiça de acordar cedo, visite o mirante no pôr do sol, a luz para as fotos fica linda.

Praias de Trancoso e Região

Praia dos Coqueiros

Não confunda com a Praia dos Carneiros de Porto de Galinhas, onde tem aquela igrejinha branca e verde, emoldurada por coqueiros que rende fotos lindíssimas.

A Praia dos Coqueiros em Trancoso, embora tenha sua beleza (qual praia não tem?) não é tão “instagramável” quanto a Praia dos Carneiros em Pernambuco

trancoso bahia o que fazer como chegar onde comer melhor época
Praia dos Coqueiros – Trancoso, Bahia

Para ter acesso à ela, você deve seguir a pé por um caminho à direita da igreja, que leva à uma ladeira. Desça a ladeira, atravesse uma pontezinha sobre o mangue e escolha qual o lado da praia você deseja ficar.

Do lado direito existe mais agitação com as grandes barracas de praia. Caso você opte por mais sossego, escolha o lado esquerdo junto ao rio Trancoso que deságua no mar, logo ali.

Praia dos Nativos.

Essa é a praia que que fica ao lado esquerdo, se você tiver chegado pela Praia dos Coqueiros pelo caminho indicado acima, atravesse o rio Trancoso a pé, caminhe mais alguns metros e você vai se deparar com o Fly Club, um lounge de praia que fica bastante movimentado na alta estação.

Ao lado do Fly Club, ficam as grandes barracas de praia, a primeira é a Cabana do Zé Barbudo e um pouco mais a frente está a Cabana Terra Nova Trancoso.

O Fly Club é um lugar mais jovem e sofisticado, tem programação especial na alta temporada e consumação mínima nesse período.

Tem espreguiçadeiras junto ao mar, serve bebidas, drinks, entradas e pratos principais.

As barracas ao lado são aqueles típicos barracões de praia no Nordeste, grandes, com mesas e cadeiras de madeira ou plástico e tem opções mais baratas e variadas. Essas barracas costumam receber excursões vindas de Porto Seguro, portanto em alta temporada tenha paciência com o atendimento.

trancoso bahia o que fazer quando ir como chegar onde comer
Barracas de praia na Praia dos Nativos

Praia de Itaquena

Uma das mais desertas e áridas da região, mas também é linda. O problema é chegar até a ela.

Se você gosta de caminhar junto ao mar, desça pelo mesmo caminho até a Praia dos Coqueiros. Chegando na praia vire à direita e siga em direção sul por aproximadamente duas horas. O caminho é lindo e vale à pena.

Caso você queira ir de carro, você vai precisar passar pela guarita do condomínio Itapororoca (não sei ao certo se eles autorizam a entrada). Se alguém souber, me avisa aqui, por favor.

Caso você esteja indo para a Praia do Espelho, de carro, não custa nada tentar entrar para conhecer essa praia selvagem.

trancoso bahia o que fazer quando ir como chegar onde comer melhor época
Praia de Itaquena

Praia do Espelho

A Praia do Espelho está sempre nas listas das mais bonitas do Brasil, fica a somente 23Km de carro, mas leva cerca de 45 minutos para chegar até lá, pois boa parte do caminho é em estrada de terra.

Você vai estacionar o carro em Curuípe e seguir uma trilha até a praia. O estacionamento custa R$20,00.

trancoso bahia o que fazer como chegar quando ir melhor época onde comer

Para os andarilhos:

Se você gosta de fazer longas caminhadas pela praia, usando sempre a Praia dos Coqueiros como referência, se você seguir à direita em sentido sul, você vai conhecer nesta ordem as seguintes praias:

  • Praia do Rio Verde
  • Praia da Pedra Grande
  • Praia de Itapororoca
  • Praia de Patimirim
  • Praia de Itaquena
  • Praia do Espelho (bem mais adiante)

Na Praia dos Coqueiros, virando à esquerda em sentido Norte, você vai conhecer a Praia dos Nativos e a Praia do Rio da Barra.

Observação importante: Antes de fazer qualquer uma dessas caminhadas médias e longas pela orla, informe-se na sua pousada, com alguém das barracas ou algum pescador sobre a tábua das marés, pois no sentido sul você vai precisar atravessar o rio dos Frades e no sentido Norte vai passar pelo Rio Trancoso e o Rio das Barras.

Caso não queira voltar a pé, você pode sair por uma das praias e pedir em alguma barraca que solicite um táxi ou mototáxi para você retornar à Trancoso.

Arraial D’ajuda

Arraial D’ajuda merece um post somente para ele, mas se você estiver em Trancoso e quiser fazer um bate e volta é super tranquilo. Você pode ir de manhã, aproveitar alguma das praias do Arraial como Mucugê, Parracho, Araçaípe, dos Pescadores ou Pitinga.

Pode almoçar em uma das barracas de praia ou no centro da vila de Arraial, conhecer as lojinhas e a igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, ir aos fundos da igreja para apreciar a vista da mata atlântica e do mar e tirar aquela foto clássica junto a grade enfeitada com aquelas fitinhas multicoloridas tão famosas na Bahia.

Arraial Eco Parque 

Uma das atrações bem interessantes, próximas a Trancoso, principalmente se você estiver com crianças é o Arraial Eco Parque, um parque aquático, que fica à apenas 40 ou 50 minutos de carro do centro de Trancoso (depende do caminho escolhido).

O Arraial Eco Parque conta com piscina de ondas, um tobogã tradicional (daqueles retos) e três toboáguas mais radicais, rio com correnteza, tirolesa, arvorismo e saída direta para a praia com caiaques disponíveis sem custo adicional.

Como a água do mar nesta região costuma ser bem morninha, nos dias de calor, você vai querer voltar correndo para as águas mais frescas do parque.

trancoso bahia o que fazer quando ir como chegar arraial d'ajuda eco parque
Vários toboáguas do Arraial Eco Parque

Para os pequenos existe parede de escalada, tirolesa, toboágua menos radical, piscina infantil e playground.

Em alta temporada e feriados movimentados como o carnaval, o Arraial Eco Parque realiza eventos, como shows com atrações famosas. O parque fica lotado e os preços são diferentes do tarifário normal.

Tarifas Arraial Eco Parque:

  • Crianças até 1 metro = Grátis
  • Crianças até 11 anos = R$90,00
  • Crianças acima de 11 anos e adultos = R$120,00
  • Idosos = R$70,00

Para preços atualizados na data de sua viagem, consulte o tarifário aqui.

Leia também: São Luís, tudo o que você precisa saber para sua viagem à capital do Maranhão

Onde se hospedar em Trancoso

Eu estive três vezes em Trancoso, mas nas duas primeiras eu me hospedei em Porto Seguro, e Trancoso foi só mesmo para passeios diurnos.

Na terceira vez que viajei para a região, eu me hospedei na Pousada Calypso, que fica muito próxima do Quadrado, tem uma infra-estrutura rústica-chique e preços bem acessíveis.

Possui espaço para estacionar em um terreno na frente da pousada, serve café continental, incluído na diária. Seus quartos são amplos, bem arejados e possuem ar condicionado, tv de tela grande e amenities da Natura nos banheiros.

Diárias para casal à partir de R$210,00 com café da manhã. Preço super em conta pela localização, conforto e atendimento que oferecem.

Onde comer em Trancoso

Restaurante Rabanete

É um restaurante de comida a quilo e um dos poucos abertos para almoço em Trancoso. Tem grande variedade de saladas, pratos quentes e sobremesas. Comida e sobremesa deliciosas. Fica no Quadrado.

Capim Santo

O ambiente é lindo, decoração rústica, de bom gosto e talvez seja o restaurante mais estrelado de Trancoso. Por isso e também pelos preços eu esperava mais do restaurante.

A comida foi boa, mas não excelente.

Já o atendimento deixou muito a desejar, quando eu fui tratado com rispidez pela garçonete, quando falei educadamente que não pagaria o couvert artístico, uma vez que o músico começou a tocar quando eu já me preparava para pedir a conta. Por mais um pouco eu teria deixado também de pagar os 10% dela.

Se você nunca foi, vale a visita. Já eu, não voltaria.

O restaurante Capim Santo de Trancoso fica no final de uma vila no início do Quadrado. Têm placas de indicação e qualquer um sabe te informar como chegar lá.

Jacaré do Brasil

O restaurante fica bem no centro, em frente ao Quadrado. A decoração é linda e o lugar é muito aconchegante, comida, drinks e atendimento excelentes. Não espere preços camaradas

trancoso bahia o que fazer onde comer quando ir como chegar melhor época
Foto Trip Advisor

Gelateria do Beco

Um dos melhores sorvetes que já experimentei na vida.

O dono, um italiano que está há 26 anos no Brasil te atende gentilmente e te faz provar quase todos os sabores, o que já é uma maravilha, pois você pode avaliar bem o que você realmente vai querer. Tem sorveterias que limitam as provas à 3 ou 5 opções no máximo.

Optei pelo cremoso de cacau, com o de framboesa. Mistura perfeita de doce com azedo.

Tapioca da Sandra e Tapioca da Elma

Os restaurantes caros e estrelados devem enlouquecer ao virem que o número 1 e o número 2 de Trancoso são barracas de tapioca…risos

Brincadeiras à parte, óbvio que são experiências diferentes, para gostos distintos e bolsos também. Eu jantei tanto em bons restaurantes, como também comi essas deliciosas tapiocas. Sinceramente não lembro se foi a da Sandra ou da Elma.

Mas pode escolher de olhos fechados, que, com certeza, qualquer uma das duas vai te agradar.

Cantinho Doce

Eu não jantei neste restaurante, mas só vou indicar aqui porque eu acho ele muito charmoso, com suas mesas e cadeiras na areia do Quadrado, sob uma grande árvore com diversas luminárias. Em uma próxima visita à Trancoso, vou querer provar da comida e do atendimento do Cantinho Doce.

Trancoso bahia o que fazer melhor época como chegar onde comer restaurante cantinho doce
Restaurante Cantinho Doce – Foto arquivo pessoal

Restaurante Bar Encontro dos Amigos

Bem ali na meiuca, perto do Jacaré e das barracas de tapioca, o Bar Encontro dos Amigos é para beber cerveja gelada (garrafa de 600ml), comer um petisco, bater papo e gastar pouco (comparado aos demais restaurantes de Trancoso). 

Barracas de Caipfruta

Quase todos os destinos de praia na Bahia têm as famosas barracas de caipfruta, onde o drink mais famoso da região, é o “Capeta”. Bebida cremosa e doce que leva abacaxi, vodka, leite condensado, achocolatado, canela e guaraná em pó.

Eu recomendo que você prove a caipirinha de seriguela. Pedida certa, sempre que vou ao Nordeste.

trancoso bahia o que fazer quando ir como chegar onde comer
As famosas barracas de caipfrutas da Bahia

Leia também: O jeito de ser carioca

Dinheiro x cartão

Se você estiver habituado a ler o meu blog já deve estar acostumado com o blá blá blá de que, hoje em dia no Brasil, até a tia do cafezinho aceita cartão de crédito e débito. Isso vale para o vendedor de amendoim na praia, para a barraquinha de tapioca, ou para qualquer restaurante, passeio, transfer etc…

Além disso, existem caixas eletrônicos da Rede 24 Horas, Banco do Brasil, Caixa Econòmica Federal e Bradesco em Trancoso.

Como se locomover em Trancoso

Se você estiver em uma pousada no Quadrado ou próxima a ele, dá para fazer quase tudo a pé. Saindo do Quadrado em direção a cidade logo você encontrará mercados, farmácias e comércios em geral.

Se você estiver de carro, facilita caso queira comprar coisas mais pesadas, ou ir em algum comércio mais distante.

Como eu disse na parte como chegar, eu recomendo que se alugue um carro para conhecer Trancoso, pois algumas praias, como a famosa Praia do Espelho (considerada uma das bonitas do Brasil) é distante e você vai precisar pagar transfer. 

Além do desconforto de uma van, tem a questão dos horários definidos pela agência de transfer, e, ainda acredito que tendo duas ou mais pessoas, compensa muito mais alugar um carro.

Vida noturna em Trancoso

A vida segue calma em Trancoso, a maior parte do ano, portanto em baixa temporada, dificilmente você encontrará baladas por lá, mas nos feriados prolongados e na alta temporada, o vilarejo é tomado por gente bonita e endinheirada de todo o Brasil.

Daí rolam festas nos bares, restaurantes e pousadas.

Para maiores informações sobre baladas durante os seus dias em Trancoso, consulte os sites do  Fly Club Trancoso, Bahia Bonita Beach Club e Uxua Beach Bar.

O famoso Cafe de La Musique de Trancoso fechou!

Quando ir/ Melhor época para conhecer Trancoso

A temperatura varia muito pouco durante o ano em Trancoso, com mínimas nos meses de junho, julho e agosto dificilmente abaixo de 20ºC.  Ou seja tem calor para curtir o ano inteiro.

Já a pluviosidade (chuvas) é de média a alta quase o ano inteiro, sendo os meses de janeiro, fevereiro e agosto os meses de menor índice pluviométrico.

Eu já fui em fevereiro, março e junho e sempre peguei tempo bom, com algumas pancadas de chuva.

Os meses que mais chovem são abril e julho.

Mais informações consulte o site do Climate.org

Como se vestir/ O que levar para Trancoso

Para o dia:

O básico para destinos de praia, chinelos e sandálias, bermudas, shorts, saias, cangas, biquínis, maiôs, boné, chapéus, óculos de sol, saídas de praia e protetor solar.

Está gostando das dicas? Segue a gente no Instagram

Para a noite

Trancoso é um destino quase pé na areia, mas não se engane. Por ser muito bem frequentado e ter restaurantes sofisticados, as pessoas tem um pouco mais de preocupação para se arrumar a noite, mas nada demais.

Para homens uma bermuda, ou uma calça de linho, uma sandália de couro, uma camisa de tecido leve e mangas dobradas ou mesmo uma t-shirt básica dão conta do recado

Para as mulheres, um vestido solto de alcinha, longo ou curto, cores neutras ou estampado, uma sandália rasteira, um coque ou cabelo solto e uma maquiagem leve, já estarão prontas para jantar em qualquer restaurante

Esqueça salto alto, a maior parte do tempo você vai andar em terrenos de areia, terra ou grama. Mini saias e shorts curtos também não são muito vistos nos restaurantes à noite em Trancoso.

Leia também: Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais incríveis e baratos do Brasil

Remédios/ Hospitais/ Seguro

Trancoso tem posto de saúde e unidade de pronto atendimento que funciona 24h.

Em Arraial D’ajuda também tem posto de saúde.

Hospitais maiores para atendimentos de maior complexidade só mesmo em Porto Seguro a 30 km, aproximadamente 1 hora e meia de carro.

Fora da parte turística, digo o Quadrado, e mais para área dos moradores e comércio, é fácil encontrar farmácias.

Internet/ Telefone/ Comunicação

Nunca tive problemas de comunicação em Trancoso, todas as operadoras de telefonia funcionam por lá.

Tanto sinal de internet, como o de telefonia. 

Estou falando do centro, próximo ao Quadrado, conforme você se afasta para praias mais distantes, o sinal pode variar de operadora para operadora.

Consulte o mapa de cobertura da sua operadora:

Segurança em Trancoso

No Quadrado a qualquer hora e nas praias durante o dia, tudo é bastante seguro. Só evite caminhar sozinho(a) à noite fora da área turística, tenha cuidado em trilhas e também nas praias à noite.

No geral, a parte turística de Trancoso é bem movimentada e segura em qualquer época do ano.

Eu não lembro exatamente onde eu tirei essa foto, mas acho que foi na estrada indo para a Praia do Espelho, e, provavelmente essa unidade da Polícia Militar nem funcione mais.

Telefones úteis

  • Polícia Militar: 190
  • Bombeiros: 193
  • SAMU: 192
  • Polícia Rodoviária Federal: 191
  • Hospital Regional de Porto Seguro: (73)2105-6494
  • Delegacia de Proteção ao Turista: (73)3288-3484
  • Delegacia de Polícia de Trancoso: (73)3668-1690

Espero que tenham gostado do post sobre Trancoso – BA, e que as informações possam ser úteis para sua viagem para desfrutar desse paraíso.

Depois passa aqui e deixa um comentário.

Abraço.

Jason Brum.

Você também vai gostar:

O que são salas VIP e como ter acesso à elas.

Veja como uma sequência de erros causou o maior acidente aéreo da história

25 motivos para se orgulhar de ser brasileiro

O Caribe não existe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.