Tipos de calças masculinas – Com looks para te inspirar

0 231
Seguros Promo

- Advertisement -

Existem muitos tipos de calças masculinas. A moda evoluiu, o homem se tornou mais vaidoso, passou a ser menos preconceituoso às cores e tecidos e hoje a moda masculina tem quase tanta variedade de peças quanto a feminina..

Como dito acima, hoje existe uma infinidade de peças de roupas masculinas, e com as calças não é diferente, portanto abaixo não falaremos de todas, ou de pequenos modismos passageiros, mas sim das principais. Daquelas que são clássicas ou que já estão por aí há um bom tempo para serem lembradas por aqui.

Tipos de calças masculinas segundo o corte e caimento.

Slim

A calça slim é a mais comum de ser encontrada nos dias atuais, e se em sua composição ela tiver um percentual pequeno de elastano, pode ter certeza que você estará bem vestido, na moda e com conforto.

É um corte que combina com quase todos os tipos físicos.

Somente homens mais velhos ou muito tradicionais não gostam das calças slim.

Hoje em dia, até calças que compõem ternos e costumes, costumam ser utilizadas nessa padronagem.

Tipos de calças masculinas

Regular ou Straight

É a calça jeans mais tradicional de todas, é um corte reto da cintura até a boca da calça.

Entra moda, sai moda, mudam-se os cortes, as cores, as texturas, mas a calça jeans regular ou straight sempre será um clássico. 

O maior exemplo disso é o modelo 501 da Levi ‘s, que existe há quase 130 anos.

Tipos de calças masculinas
Calça jeans modelo 501 da Levi ‘s – Clássico que nunca sai de moda

Skinny

A calça Skinny é aquela mais ajustada, desde a cintura, até a bainha, geralmente tem em sua composição um percentual alto de elastano, para que fique mais colada ao corpo e proporcione maior conforto.

É outra padronagem de corte que está em alta há um bom tempo. Cantores sertanejos adoram…risos.

Nem todas as pessoas ficam bem com esse modelo de calça, principalmente pessoas acima do peso ou com pernas muito grossas.

Talvez o biotipo que mais se beneficie dessas calças seja o homem magro, com cintura fina, ombros largos e pernas levemente torneadas. (muito finas ou muito grossas, fica estranho).

Tipos de calças masculinas - Calça Skinny

Boot-cut

A calça boot cut tem um corte tradicional acima do joelho e cintura. E um pouco mais larga abaixo do joelho. Ela foi desenvolvida para homens que calçavam botas (boots) e por isso tem seu corte (cut) mais amplo na barra. 

Homens que têm a panturrilha mais larga, se sentem mais confortáveis com esse tipo de modelo.

Tipos de calças masculinas segundo o tecido

Jeans

Existem calças jeans somente com algodão, compostas também com elastano e até com poliéster, mas qualquer pessoa, de longe, sabe identificar uma calça jeans.

Moletom

O moletom há um bom tempo deixou de ser um tecido popular e grosseiro, feito para calças para espantar o frio e ficar em casa. Hoje existem muitas peças elegantes feitas nesse tecido, inclusive calças de alfaiataria que levam moletom.

Mas mesmo a calça de moletom tradicional, aquela velha conhecida, ganhou tratamentos especiais em lavagens, cores, caimentos, botões, cordões, barras e faixas laterais que hoje podem ganhar as ruas sem que pensem que você acabou de sair da cama e foi na padaria comprar o pão.

Abaixo vários tipos de calças masculinas confeccionadas em moletom.

Tipos de calças masculinas - Calça de moletom
Tipos de calças masculinas - Calças de moletom

Sarja

A sarja na verdade não é um tecido e sim um ligamento composto de tecidos distintos de acordo com a finalidade, qualidade, caimento e preço final desejado. 

Mas já se convencionou no Brasil a se referir à calça chino, como calça de sarja, sendo assim, calça de sarja é aquela de cores sólidas, bolso faca (em sua maioria) e que dá mais elegância que uma calça jeans ou mais casualidade que uma calça social.

As principais cores usadas por aqui são, cinza, caqui, off-white(areia) e azul marinho.

Outras cores tradicionais são o verde militar ou preto. 

Tipos de calças masculinas - Calças Chino
Calça Chino na cor verde militar

Também podem ser encontradas em versões em amarelo, laranja, vermelho. Geralmente nessas cores, as peças têm uma lavagem estonada que dão uma suavizada nessas cores mais fortes.

Leia também: Saiba as diferenças entre os tipos de calçados masculinos.

Sintéticos

As calças em tecidos sintéticos (são diversos), são aquelas calças mais esportivas, geralmente com as logomarcas das gigantes dos materiais esportivos (Nike, Puma, Reebok, Adidas etc…)

Mas não se enganem, hoje em dia têm muitas calças de materiais sintéticos, sejam desses fabricantes ou não, que não vai parecer que você está voltando da academia.

Muitas delas compõem visuais bem bacanas com peças de roupas nos mais variados estilos, principalmente se você quiser adotar um “streetwear” mais estiloso ou arrumado.

Algodão com linho

As calças de algodão com linho geralmente são aquelas de cores pastéis, com amarramentos na cintura em cordão ou elástico.

Tem ótimo caimento, são frescas e confortáveis.

No Brasil não é uma calça muito vista no dia-a-dia nas grandes cidades.

Tem seu auge em festas de réveillon, festas de casamento na praia, ou mesmo para viagens em destinos de praia mais elegantes. Pode ser usada com sandálias de couro, espadrille ou outro calçado casual.

Couro ou resinadas

Hoje em dia, é muito raro você vir por aí homens usando calças de couro ( ou mesmo tecidos sintéticos que imitam o couro ( a não ser que você seja um astro do Rock).

Tipos de calças masculinas - Calça de couro
Lenny Kravitz com um visual bastante “discreto”, com calça de couro e botas douradas.

Já as calças resinadas, em azul ou preto (as cores mais tradicionais) são calças jeans que recebem uma resina que deixam ela com um tom mais brilhoso, que faz lembrar um pouco uma calça de couro,  e com uma pegada bem mais noturna.

Veludo

A calça de veludo cotelê já teve seus momentos de auge, mas mesmo nos dias atuais, com cortes mais atualizados também, é um item que acabou virando atemporal.

Tipos de calças masculinas - Calça de veludo cotelê

Cinza, off-white, caramelo e marrom são as cores mais tradicionais.

Duas cores que foram clássicas, e eventualmente você encontra por aí alguém usando, dando um ar mais retrô são o verde musgo e o vinho.

Tipos de calças masculinas segundo os modelos

Jeans azul marinho

É o jeans mais tradicional e uma peça obrigatória em qualquer guarda-roupas masculino. Qualquer que seja o corte/caimento da sua preferência, ou melhor para o seu tipo físico, a calça jeans azul marinho combina com qualquer roupa, e quase todos os calçados.

Tipos de calças masculinas
Calça jeans azul escuro – Peça coringa para se ter no armário.

Jeans rajado

Foi muita moda na década de 80 e de vez em quando reaparece nas vitrines de algumas lojas. Particularmente acho muito feio, mas caso você goste, use com camisetas (t-shirts) básicas (lisas) para que não tenha excesso de informação no seu visual.

tipos de calças masculinas - jeans rajado

Leia também: Qual sapato usar em cada ocasião.

Jeans destroyed

O “destroyed” pode ser visto em calças de outros tecidos, mas é mais comum nas calças jeans.

A calça jeans destroyed é aquela com pequenos ou grandes rasgos, que podem ir da altura dos bolsos até a barra. Os mais comuns são na altura da coxa e no joelho.

tipos de calças masculinas - calça jeans rasgada destroyed
Calça jeans rasgada ou destroyed

Transmite um ar mais descontraído, urbano e jovial.

Não use se você for uma pessoa muito tradicional ou mais velha. A roupa, assim como acessórios, tatuagens e cortes de cabelo, tem que combinar com a personalidade de quem está usando.

A principal desvantagem da calça jeans destroyed é que ela, com o uso e as lavagens, acaba mais rápido.

Sarja ou Chino

A calça chino ou de sarja é uma intermediária entre a informalidade da calça jeans e a seriedade da calça social.

É uma calça que você pode usar em diversas ocasiões, como trabalho, baladas, passeios com a família etc..

Pode ser usada com os mais variados tipos de calçados, com camisetas, com camisas por dentro ou por fora, suéteres, cardigans e blazer.

Enfim, pode apostar em pelo menos uma ou duas calças de sarja para deixar o seu visual um pouco mais arrumado e versátil.

Você gosta de perfumes, viagens e moda. Segue a gente no Instagram.

Cargo

Assim como a bermuda cargo, divide opiniões, entra e sai de moda, mas está sempre por aí, nem que seja nas pessoas que adotam o “street wear” como modo preferido de se vestir.

Seus defensores argumentam que é mais prática para guardar volumes como chaves, carteira e celular. 

Já seus críticos dizem que ela é ultrapassada e que faz muito volume nas pernas, principalmente quando seus bolsos estão recheados de objetos.

Social tradicional (com pregas e vinco)

Aquela calça tradicional, vincada do meio da coxa até a barra e com duas pregas a cada lado do zíper não tem sido muito vista nos dias atuais, mas como é um item clássico, as pessoas mais tradicionais não abrem mão de usá-la.

Outro detalhe desse tipo de calça pouco visto nos dias atuais, são as barras italianas, aquelas bainhas “dobradas” para fora.

tipos de calças masculinas - calça social com pregas e vinco
Sente o estilo dos atores Don Johnson e Philip Michael Thomas no seriado Miami Vice de 1984 – Tipos de calças masculinas

Social frente lisa ou Alfaiataria 

Muitos termos na moda são redundantes ou estão em maior evidência. A calça de alfaiataria, que tanto se fala hoje em dia, não necessariamente é feita sob medida para você por um alfaiate, mas é uma versão da calça social, porém mais enxuta(mais seca), com menos detalhes.

Geralmente é confeccionada em tecidos mais leves, frescos e maleáveis. As cores sólidas mais comuns são cinza, off-white, azul marinho e grafite, mas também são encontradas com padronagem xadrez discreto 

Por terem padronagem mais slim, não terem pregas, e,  em sua maioria, possuírem bolso faca, elas têm esse aspecto mais enxuto, com menos informações. 

Podem ser vincadas ou não, aí vai do gosto do freguês.

Leia também

Entenda as diferenças entre paletó, blazer, terno e costume

As cores das nossas roupas influenciam as nossas emoções e das outras pessoas – COM LOOKS

Suéter, cardigan e pulôver. Saiba as diferenças e como usá-los

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.