Terno, costume, paletó e blazer – Quais as diferenças?

0 46

- Advertisement -

De bate pronto, você sabe responder a diferença entre terno, costume, paletó e blazer?

Para começar, já vou dizendo que quase todo nós nos referimos a terno e gravata de forma equivocada e a maioria das pessoas não sabe o que é costume, embora seja o mais usado no Brasil.

Ficou curioso para saber a diferença entre eles? Então leia o texto abaixo.

O que vai ler neste artigo

Terno

O que te vem a cabeça com a palavra terno? Se você respondeu mentalmente três, você está certo!

Terno, quando nos referimos ao vestuário masculino significa o conjunto de três peças composto por calça social, colete e paletó.

Em outros países, o uso de terno é mais comum que no Brasil, uma das explicações razoáveis para que o colete não tenha emplacado no nosso país é o forte calor, e que uma peça a mais de roupa só contribuiria para aumentar o desconforto causado pelas altas temperaturas.

Ternos são compostos de calça, paletó e colete.

Leia também: Conheça os tipos de calçados masculinos e quais usar com terno.

Costume

Pronto, aqui sim temos o que quase todo mundo usa, mas quase ninguém sabe o nome correto. O conjunto de calça social e paletó (com ou sem gravata) é chamado de costume.

É importante ressaltar aqui que tanto ternos, quanto costumes (com ou sem gravata) devem ser usados com sapatos sociais, preferencialmente Oxfords, Derbys ou Monks.

Existem variações de costumes, com cortes e tecidos mais casuais que permitem o uso de calçados mais informais também

Paletó

Bom, se você leu os dois tópicos acima, você já chegou aqui sabendo o que, de fato, é um paletó. 

Paletó é a parte de cima do terno, ou do costume. 

O paletó terá sempre o mesmo tecido e cor da calça e do colete que formam o costume ou terno. Seu corte é mais tradicional e formal que o blazer e não deve ser usado de forma isolada, com calça jeans, por exemplo. Para isso é muito mais indicado um blazer, como você verá abaixo.

Blazer

Aqui, para finalizar, chegamos ao mais popular dos termos acima e também a peça mais usada e mais coringa dentre todas citadas nesse post.

O que difere o blazer do paletó, principalmente são o tipo de corte e o tecido utilizado.

Um blazer geralmente tem um corte mais casual, pode ser um pouco mais curto, pode ser com ou sem ombreiras e ter uma infinidade de cores e tecidos, inclusive tecidos bem casuais e que até há pouco tempo, só eram usados em outras peças de roupas, como por exemplo, o neoprene e o moletom.

O blazer pode ser usado com calça jeans, calça de sarja, e, vejam só, até bermudas. Nesse último caso, o blazer deverá ter corte e tecido bem, bem, bem, casual. Para poder combinar com a casualidade da bermuda e do calçado que você estará usando. Caso contrário ficará parecendo um Frankenstein, com uma peça mais formal em cima e uma muito mais despojada em baixo.

Quando em uso com calças, o blazer combina com camisas de botão de manga longa, t-shirts de gola redonda ou gola v, um suéter fininho ou uma camisa de gola rolê. 

Eu, particularmente prefiro sempre com camisa de manga longa ou t-shirt com gola v.

Leia também: Qual sapato usar em cada ocasião.

E aí, o que você achou desse post? Também chamava costume de terno? Quais suas preferências de uso de blazer? Ainda ficou com alguma dúvida?

Responde abaixo nos comentários.

Abraço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.