Qual sapato masculino usar em cada ocasião?

0 38

- Advertisement -

Qual sapato masculino usar em cada ocasião?

Embora o guarda-roupas do homem seja mais simples que o da mulher e tenha menos variações de peças, cores, estampas e tecidos, ainda assim, existem algumas regras que devem ser seguidas, caso você queira ser um homem elegante e que passa uma imagem positiva para as pessoas.

Então acompanhe abaixo, qual tipo de calçado masculino usar em cada ocasião.

Casamentos

Aqui vai depender da hora, local e da recomendação de traje indicada no convite do casamento.

Casamentos à noite:

Para casamentos mais tradicionais que sejam a noite, a recomendação no convite quase sempre é de ternos/costumes em cores escuras ou smoking.

Se você não quer pensar muito e não correr o risco de errar, tanto para terno/costumes de qualquer cor, como para smoking, use um Oxford preto de couro polido. Para smokings você pode optar também para a versão envernizada.

Se você quiser ousar um pouco, mas ainda assim ficar dentro do dress code e ganhar um charme a mais, caso o casamento peça o uso de ternos/costumes escuros, você pode usar um Oxford, Derby ou Monk na cor marrom, ou suas pequenas variações (whisky, tabaco e caramelo), caso o terno/costume que você esteja usando sejam das cores azul marinho ou chumbo.

Se for na cor preta, o sapato deverá ser preto também.

Smoking ou ternos pretos: sapatos pretos

Casamento no campo:

Mais do que nunca vale o que está indicado no convite para você decidir qual sapato usar. 

Mas pense na regra de costumes/ternos azul marinho, cinza claro e cinza chumbo podem ser usados com sapatos pretos ou marrons, já ternos/costumes pretos somente com sapatos pretos.

Ternos e costumes cinzas com sapatos em variados tons de marrom

Casamento na praia

Se o casamento for na praia e durante o dia, provavelmente a indicação de dress code será de algo mais informal. O mais usual são tecidos leves como o linho  e cores como palha, areia, bege. Se esse for o caso, um mocassim com a barra da calça dobrada ou uma boa e estilosa sandália de couro resolvem, na cor caramelo ou chocolate.

Calça de sarja sem cinto e sandália e calça de linho com cadarço

Academia

Os calçados indicados para uso na academia são os tênis esportivos. Embora existam tênis esportivos de couro ou outro material fechado, o que recomendo são os de tela e/ou nylon, ou que combinem couro com tela.

Os tênis de tela ou outro material leve e arejado são indicados para a academia pois toda a sua tecnologia foi pensada para te dar maior conforto na prática de exercícios.

A combinação da borracha com tecnologia de absorção de impactos, mais o corpo em tela proporcionam conforto, flexibilidade e uma rápida evaporação do suor.

As marcas mais usadas no Brasil para esse fim são a Asics e Mizuno, seguidas de perto por Nike, Adidas e Olympikus.

Tênis como All Star, Redley e Vans não são indicados para a prática de exercícios, pois são desconfortáveis, machucam o pé (principalmente novos), não têm absorção de impactos e possuem tecidos grossos que dificultam a evaporação do suor.

Tênis esportivos

Praia ou piscina

Aqui existem três opções: Sandálias em couro, espadrilles ou chinelos de borracha.

O que você vai escolher vai depender muito da imagem que você quer passar e o quanto você se importa com a sua aparência.

Se você for do estilo que já vai para a praia ou piscina só de bermuda, sem camisa, um chinelo de borracha já basta.

Sandálias em couro e chinelos de borracha

Caso você esteja em um balneário elegante como Saint-Tropez, Palm Beach, Búzios ou Jurerê, ou ainda, se estiver em um resort de luxo, você certamente vai querer se apresentar, para chegar e sair da praia/piscina de uma forma um pouco mais elegante.

Nesses casos eu recomendo o uso de uma bermuda ou short, uma camisa de voil ou linho em cor clara, um chapéu também em cor clara e uma espadrille ou uma sandália estilosa em couro.

Sandália em couro

Trabalho

Rapaz, aqui em quesito trabalho, vale um post inteiro só para falar do calçado ideal, pois cada profissão, cada cargo e cada empresa tem seus códigos de vestimenta e o sapato escolhido para usar, estará diretamente ligado à roupa que você usa para ir trabalhar.

Terno ou costume:

Se você trabalha de terno ou costume, lembre-se sempre desses três sapatos: Oxford, Derby e Monk. Pode usar na cor marrom e suas variações se a empresa que você trabalha não for muito tradicional.

Caso você trabalhe em mercados muito tradicionais e quanto maior for o seu cargo, o uso de cores escuras no terno/costume e sapatos pretos e só pretos são altamente recomendáveis.

Calça de sarja + camisa social por dentro da calça:

Se essa descrição acima é o estilo de dress code da empresa que você trabalha você pode usar um sapato Loafer, um Monk Strap de camurça ou um Derby com brogues (aqueles furinhos decorativos)

Calça de sarja com double monk-strap

Calça de sarja com polo, calça jeans com camisa para fora:

Se você leu essa descrição acima e tem tudo a ver com o ambiente da empresa que você trabalha, você pode usar um Loafer, um Derby ou Monk de camurça ou um sapatênis de couro.

Polo, calça jeans e loafer

Calça jeans e camiseta.

Se a sua empresa é informal nesse nível, você pode usar um sapatênis em couro, um Slip-on, uma bota em couro ou camurça ou mocassim.

As duas principais recomendações que faço para o ambiente corporativo são: independentemente do nível de informalidade do dress code da sua empresa nunca use tênis esportivos e mantenha seus calçados sempre muito limpos.

Camiseta em malha básica, calça jeans e bota de camurça

Balada

Se você tem mais de 25 anos e tem uma preocupação mínima com a sua aparência, esqueça o uso de tênis à noite.

O que combina muito bem para baladas são botas ou coturnos de couro caso você esteja usando jeans, ou sapatos de camurça como um Loafer, um Derby ou um Monk caso você esteja de calça de sarja ou jeans.

Calça jeans e bota
Diversos calçados masculinos apropriados para uma balada ou um jantar

Viagens de carro

Aqui eu serei bem direto e prático, se você estiver viajando a passeio, sozinho, com amigos ou família você estará mais relaxado e não estará tão preocupado com a aparência, então nesse caso, em nome do conforto, rola até um tênis esportivo.

Caso você queira manter o conforto e ter um pouco mais de estilo, pode usar um drive, um mocassim, um slip-on ou uma espadrille.

Mocassim e bermuda

Leia também – Como ficarão as viagens após a pandemia de Covid-19

Viagens de avião ou ônibus

Viagens curtas a passeio (até 3 horas)

Qualquer tênis ou sapato confortável, preferencialmente os sem cadarço tipo Slip-on, Loafer de camurça, Mocassim, Driver ou Espadrille.

Espadrille

Viagens curtas a trabalho (até 3 horas)

Se você vai chegar ao destino e vai direto para o hotel, pode considerar os mesmos calçados do item acima. 

Caso você chegue ao destino e vá direto para a sede da empresa ou uma reunião com clientes e a viagem seja curta, você já deve ir vestido com a roupa e o tipo de sapato que você usa para trabalhar.

Viagens curtas a trabalho, vista-se como você se veste na empresa

Viagens longas a passeio (mais de 3 horas)

As viagens de ônibus ou avião acima de três horas, mais do que nunca eu recomendo que você utilize calçados fáceis de calçar e descalçar, como os citados Espadrille, Loafer de camurça, Slip-on ou Mocassim.

Em viagens longas, os pés tendem a inchar devido ao pouco movimento e da pressurização no caso das viagens aéreas, por isso você vai precisar se levantar para se movimentar, ir ao banheiro e, no caso de ônibus, também para sair do ônibus nas paradas.

Para que os pés inchem menos, o ideal é que você fique sem os calçados enquanto estiver sentado, mas com calçados práticos que  sejam mais fáceis de calçar quando você precisar se levantar.

Obs 1: Mantenha seus pés limpos, com unhas cortadas e sem chulé para poder calçar e descalçar seus sapatos sem maiores inconvenientes e constrangimentos.

Obs 2: Nada de ir ao banheiro do avião só de meia, ou pior, descalço, pois o chão dos banheiros das aeronaves comerciais é algo extremamente sujo e contaminado.

Viagens longas a trabalho (mais de 3 horas)

Em viagens longas a trabalho dificilmente você chegará ao destino tendo que ir diretamente trabalhar, portanto valem as mesmas regras das viagens longas a passeio.

Passeio

Ué, não posso ir de chinelo? 

Sim, para nós cariocas, chinelo, bermuda e camiseta são quase um traje de gala, e, se deixar a gente vai dessa forma para qualquer lugar durante o dia, desde uma ida ao mercado, ao shopping, um churrasco na casa de um amigo ou até mesmo almoçar fora com a família em um final de semana.

Leia também: O jeito de ser carioca

Mas se você quiser deixar o seu visual só um pouquinho mais arrumado, pode até continuar com a bermuda e a camiseta, mas no pé você troca o chinelo por um Mocassim, um Espadrille ou Slip-on e já terá dado uma melhorada no visual.

Caso queira melhorar ainda mais o visual, você pode usar uma bermuda de alfaiataria, uma camisa de manga longa dobrada e os mesmos calçados citados acima ou uma sandália de couro ou um tênis de couro (não esportivo).

Se você chegou até aqui e não sabe o que é um Loafer, Oxford, Monk, Slip-on ou Driver, clique nesse link e veja um post completão sobre cada um desses modelos de calçados masculinos.

Você tinha dificuldades para escolher o sapato apropriado para cada ocasião?

Se sente mais confiante agora?

Responde abaixo nos comentários.

Abraço

Jason Brum

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.