O que são salas vip?

0 53

- Advertisement -

Salas VIPs são espaços que existem nos aeroportos onde você pode aguardar o embarque do seu voo com mais conforto, privacidade e com alimentos e bebidas gratuitos e mais alguns mimos que variam de acordo com cada sala VIP.

Salas VIPs de Bancos

As salas VIPs de bancos geralmente são oferecidas aos clientes de segmentos premium dos bancos ou que possuem os cartões mais exclusivos de cada banco

Salas VIPs de cartões de crédito

American Express, Diners Club, Elo, Visa e Mastercard têm salas exclusivas nos principais aeroportos do mundo, têm também em parceria com bancos ou com administradoras de salas VIPs, como por exemplo, a Lonuge Key ou o Priority Pass.

Salas VIPs de companhias aéreas.

São salas VIPs das próprias companhias aéreas. As maiores empresas aéreas do mundo possuem salas VIPs em seus países de origem e têm parcerias com outras empresas aéreas para que seus passageiros exclusivos possam desfrutar do conforto em outros países quando voam pela própria companhia ou com essas parceiras.

Salas VIPs independentes

Os principais programas mundiais que possuem salas VIPs independentes são o Priority Pass e o Lounge Key.

Como ficarão as viagens após a pandemia da Covid-19

Como são as salas VIPs?

As salas VIPs são espaços confortáveis com diversos tamanhos e diversos tipos de mimos e serviços. Existem salas VIPs que funcionam 24h, geralmente em aeroportos muito movimentados e que têm movimento de embarque de madrugada.

A grande maioria funciona em horários com pequenas variações das 5h da manhã até meia noite.

O tempo de permanência máxima permitido é de duas ou três horas. Algumas poucas permitem mais, algumas têm espaço para dormir, mas tem tarifas pagas à parte para desfrutar desse benefício.

O que difere as salas VIPs e o que elas oferecem são o seu tamanho e a exclusividade dos seus clientes.

Mas em linhas gerais, as salas VIPs possuem.

  • Buffet de comidas quentes e frias que vão variando conforme a hora do dia.
  • Bebidas como refrigerantes, água e sucos.
  • Bebidas alcoólicas (algumas limitam a quantidade e outras são à vontade)
  • Internet liberada
  • Jornais e revistas nacionais e internacionais
  • Televisores ligados em canais de notícias
  • Televisores com o painel de voos
  • Banheiros
  • Chuveiros (com toalha)
  • Fraldário
  • Tomadas fartamente distribuídas para carregamento de celulares e notebooks
  • Espaços de trabalho
  • Impressoras
  • Serviço de massagem (cobrado à parte)
  • Manicure e pedicure (cobrado à parte)

Tanto bancos, como cartões de crédito e companhias aéreas podem oferecer uma infinidade de mimos para seus clientes mais exclusivos ou que voam, por exemplo de primeira classe, mas em linhas gerais, o que tem em uma sala vip é o que tem na lista acima.

Bonito – MS – Tudo o que você precisa saber para a sua viagem

Como ter acesso às salas VIPs?

Para que você tenha acesso às salas VIPs de forma “gratuita” existem basicamente três formas: ser cliente dos segmentos Premium dos principais bancos, com investimentos consistentes, ter cartões de crédito dos segmentos Black, Infinite ou superior, ou ser cliente dos programas de fidelidade das companhias aéreas, também nos segmentos superiores.

Nem todos os cartões Infinite ou Black dão acesso gratuito às salas VIPs, alguns cobram uma taxa de visitação, outros limitam a uma quantidade de uso por ano e outros condicionam a visita à sala VIP que você tenha adquirido a passagem usando o cartão. 

Para saber melhor se o seu cartão de crédito dá acesso à sala VIP consulte o site do cartão ou do banco.

Para ter acesso às salas VIPs das companhias aéreas nacionais.

Veja abaixo onde as três maiores companhias aéreas nacionais possuem salas VIPs próprias e como você pode fazer para utilizá-las.

LATAM 

A LATAM possui salas VIPs nos aeroprtos de Guarulhos em São Paulo, Ezeiza em Buenos Aires, Miami, Santiago e Bogotá. Todos em áreas de embarques internacionais. Ou seja, a LATAM não disponibiliza nenhuma sala VIP pára vôos domésticos.

Para ter acesso gratuito a uma dessas salas VIPs da LATAM, você precisa voar com a empresa aérea ou alguma parceira de primeira classe ou classe executiva. Outras formas gratuitas de acesso são: 

  • Ser cliente do programa fidelidade da companhia, o Latam Pass, nas categorias Platinum, Black e Black Signature.
  • Ou ser portador do cartão de crédito: Latam Pass Itaucard Mastercard Black ou Itaú Personnalité Latam Pass Visa Infinite.

O quê é um programa de fidelidade de companhia aérea?

GOL

A Gol é a companhia aérea com o maior número de salas VIPs no Brasil, possui duas no Galeão, uma no embarque nacional e outra no internacional e mais duas no aeroporto de Guarulhos, também no doméstico e internacional.

Para ter acesso gratuito às salas VIPs da Gol, você precisa ser cliente do programa de fidelidade da companhia aérea, o Smiles, nas categorias Gold ou Diamante. Outras formas gratuitas de acessar as salas VIPs da Gol são:

  • Voar de Gol na classe Premium Economy
  • Voar com as parceiras em classe executiva ou primeira classe.
  • Ser portador do cartão de crédito Smiles Mastercard Platinum ou Smiles Visa Platinum ou Smiles Visa Infinite. O Smiles Mastercard não está sendo mais emitido, o Visa Smiles pode ser emitido pelo Bradesco, Santander ou Banco do Brasil.

AZUL

A azul possui somente uma sala VIP no aeroporto de Campinas no embarque internacional.

Para acesso gratuito ao lounge da Azul você precisar voar de classe executiva, ser cliente do programa fidelidade da companhia, o Tudo Azul, na categoria Diamante ou ser cliente do cartão TudoAzul Itaucard Platinum (Visa ou Master)

Sala Vip Azul Campinas

Qual é o melhor programa de fidelidade?

Lounges independentes

As salas vip do Programa Priority Pass permitem acesso à pessoas que não estão voando de executiva ou primeira classe, que não sejam membros nas categorias mais altas das companhias aéreas ou que não tenham cartões de crédito exclusivos.

Para desfrutar dos lounges do Priority Pass se você não se enquadrar em nada do parágrafo acima, basta se filiar ao programa e pagar uma anuidade em dólar.

O programa tem 3 categorias, com valores de anuidade diferentes e em cada uma delas você terá benefícios diferentes.

  • STANDARD = U$79.00 por ano e U$32 a cada visita
  • STANDARD PLUS = U$253 por ano e 10 visitas grátis, depois U$32 por visita
  • PRESTIGE = U$386.00 por ano e visitas ilimitadas

Toronto, Canadá – Tudo o que você precisa saber para a sua viagem

E você, já desfrutou de alguma sala vip? É cliente frequente? Ou a partir de agora vai querer usar as salas vip?

Deixe seu comentário abaixo.

Abraço.

Jason Brum

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.