Tudo sobre as funções de um Comissário de Bordo/ Aeromoça

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Comissário(a) de bordo, comissário(a) de voo ou aeromoça, quais suas principais funções em um voo?

Você sabe quais são as funções de um comissário de bordo em todas as etapas de um voo?

Esse será o texto mais completo que você encontrará na internet contando sobre as principais funções de um comissário de voo.

Se você pensa que o comissário de bordo está dentro da aeronave somente  para te servir lanchinhos e fazer suas vontades ou se você é daqueles que dizem que aeromoça é somente uma garçonete de luxo, você está sendo preconceituoso, além de estar redondamente enganado.

Mas antes de ler sobre as funções de um comissário de bordo, segue a gente lá no Instagram Perviamo.

A profissão

Ser aeromoça já foi algo muito glamouroso no passado. Moças bonitas, depois do curso de formação, disputavam à tapa as vagas nas mais tradicionais companhias aéreas do mundo.

Algumas companhias, expunham com orgulho fotos das suas mais belas comissárias em anúncios, cartazes e revistas como sinal de prestígio e de bom gosto.

Com a popularização do transporte aéreo, mais companhias operando e aumentando a concorrência e diminuindo os preços das passagens, as empresas de aviação se viram obrigadas a diminuir diversos custos e mimos que outrora ofereciam aos seus passageiros.

Dentre os custos que precisariam ser reduzidos, os salários dos seus funcionários acompanharam os cortes, e, também com a entrada dos homens atuando como comissários e o mercado cada vez mais concorrido, a profissão de aeromoça foi, aos poucos, perdendo o seu glamour, mas nunca perdeu a sua importância.

E a tripulação comercial, é assim que é chamada a equipe que trabalha em um voo fora da cabine de comando, tem muitas atribuições em uma viagem aérea, a maioria delas está relacionada à segurança do voo e dos passageiros.

Já pilotos, copilotos e engenheiros de voo, são chamados de tripulação técnica. E, juntamente com os comissários formam uma equipe com inúmeras funções, mas nunca esqueça disso, a maior delas, é a SUA SEGURANÇA (e a deles também).

Curso de formação

Para quem acha que tudo é glamour, no curso de formação, os alunos começarão a entender e aprender as principais funções de um(a) comissário(a) de bordo/ aeromoça.

Moças e rapazes, para se tornarem de fato Comissários de Voo, eles precisarão aprender em teoria (sala de aula) e na prática (possíveis locais de uso de suas atribuições) as seguintes disciplinas:

  • Sistema de aviação civil
  • Regulamentação da aviação civil
  • Regulamentação da profissão de aeronauta
  • Segurança de voo
  • Conhecimento básico sobre aeronaves comerciais
  • Navegação aérea
  • Meteorologia
  • Primeiros socorros
  • Emergências a bordo
  • Prevenção e combate a incêndios
  • Sobrevivência na selva, no mar, no gelo e no deserto.
  • Fatores humanos na aviação civil

Essas são somente algumas matérias teóricas e práticas no curso de formação, fora o treinamento pelo qual passarão quando forem contratados por alguma companhia aérea, onde terão conhecimento sobre aeronaves específicas que vão voar, postura, apresentação pessoal, solução de conflitos a bordo entre outros.

IMPORTANTE: Antes de serem contratados por qualquer companhia aérea, o(a) comissário(a) precisa passar por uma prova da ANAC para receber a certificação.

Leia também: O que são salas VIP e como ter acesso à elas.

Então, quais são as funções de um(a) Comissário(a) de Bordo ou aeromoça?

O Briefing

Quando toda a tripulação se reúne antes do primeiro voo, o comandante passa instruções para os comissários sobre a rota, condições meteorológicas, tempo de voo, se haverá passageiros que precisam de cuidados especiais, hospitalizados, presos sob custódia, ou mesmo se o voo terá a presença de alguma pessoa famosa (isso requer diversos cuidados, ver no final em curiosidades).

Essa é uma parte das funções de um comissário de bordo/ aeromoça.

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Briefing pré voo

Inspeção da aeronave

Quando os comissários entram na aeronave, eles precisam verificar as condições de limpeza da cabine, as condições de higiene do banheiro e se todos os itens estão repostos, como papel toalha, lenços, papel higiênico, assento sanitário e sabonete.

Precisam verificar os equipamentos de segurança, como extintores de incêndio, saídas de emergência, detectores de fumaça, cilindros de oxigênio, kits de sobrevivência, escorregadeiras, dentre outros.

Estas são das mais importantes funções que um(a) comissário(a) de bordo/ aeromoça desempenha antes do voo.

Receber o serviço de bordo

Iniciando um voo, ou simplesmente fazendo uma escala, cabe aos comissários que estão na traseira da aeronave recepcionar a equipe de limpeza e o serviço de bordo dos passageiros e da tripulação.

Precisam conferir a quantidade e assinar a ficha de serviço da empresa de catering (empresa terceirizada responsável pela comida e bebida servidas no avião) e assinar também o serviço de limpeza

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Comissárias de voo conferindo os itens para o serviço de bordo

CURIOSIDADE: Sabia que, de tudo que bebemos ou comemos durante um voo, somente o café é preparado a bordo? Isso para voos longos. Em voos curtos até o café já vem preparado pela empresa de catering.

Receber os passageiros

Aqui os comissários fazem a função de recepcionista, recebendo os passageiros com cortesia e educação.

Nesta etapa eles já são instruídos a observar os passageiros também que apresentam comportamento suspeito, sinais de embriaguez ou do uso de drogas.

Shelia Fedrick, essa comissária da Alaska Airlines, observando o comportamento dos passageiros salvou uma adolescente de 15 anos de tráfico humano.

O caso da comissária de voo da foto acima, mostra que uma aeromoça/ comissário de bordo tem muitas outras funções além daquelas que são as mais visíveis.

Orientar os passageiros

Os comissários se dividem em diversas partes da aeronave, seja ela de um ou dois corredores, ou até mesmo de dois andares, caso das aeronaves Boeing 747 e Airbus A-380, para receber e orientar os passageiros em relação ao corredor que devem se dirigir e, caso o passageiro tenha dúvida, orientar o assento correto baseado na letra e número apresentado no cartão de embarque.

Auxiliar os passageiros (funções do comissário de bordo/aeromoça)

Os comissários auxiliam crianças que voam desacompanhadas, mães ou pais com crianças de colo, idosos, portadores de necessidades especiais.

Ajudam esses passageiros na localização de seus assentos, deslocamento e acomodação, assim como guardar sua bagagem de mão no bagageiro acima dos assentos.

IMPORTANTE: Não é obrigação do comissário de bordo, guardar sua bagagem de mão no compartimento acima dos assentos, eles o fazem para pessoas que por alguma limitação física não conseguem, ou como cortesia para pessoas que estão enroladas e atrapalhando o andamento do embarque.

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Comissário de voo fechando o bin (bagageiro dentro da aeronave)

Leia também: O que é um programa de fidelidade?

Passar instruções de segurança

Antes do voo iniciar, os comissários passam as instruções de segurança para aquele voo e elas são diferentes para cada tipo de aeronave, por exemplo quantidade e localização das saídas de emergência.

Algumas companhias aéreas, passam essas informações em vídeo nos monitores da aeronave.

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Comissária de voo passando informações de segurança

Verificar se a cabine da aeronave está preparada para a decolagem

Depois do fechamento e checagem do travamento de todas as portas da aeronave, os comissários precisam passar por toda a cabine verificando se cada passageiro manteve sua poltrona na posição vertical, se todos estão usando o cinto de segurança e se as mesinhas estão fechadas e travadas.

Quer saber por que as poltronas precisam estar na posição vertical para a decolagem? Veja esse nosso post no Instagram, aproveite e siga a gente por lá também.

Balanceamento da aeronave (funções do comissário de voo/ aeromoça)

Você sabe o que é balanceamento de aeronave?

Quando um voo não está cheio, pode ser que as escolhas de assentos feitas pelos passageiros tenham se concentrado em determinada parte do avião, lado direito, lado esquerdo, frente ou fundos. Ou no porão de cargas, tenham cargas mais pesadas em algum lado da aeronave.

Como o comandante tem o mapa de assentos, ele pede que a(o) chefe de cabine faça um balanceamento da aeronave e indica para onde determinada quantidade de passageiros deve se dirigir.

Então o comissário chefe de cabine pede que voluntários de determinado setor se dirijam para outro, que foi designado pelo comandante. 

Portanto cabe também aos comissários verificarem se os passageiros estão atendendo a esse pedido, para que a aeronave fique melhor balanceada e garanta a segurança de todos no voo

Fazer o serviço de bordo (funções do comissário de bordo/ aeromoça)

Aeeee, chegou a parte que todo mundo sabe, gosta e, eventualmente, fala mal. Bom, aqui acho que não preciso me aprofundar.

Essa parte é aquela que os comissários empurram o carrinho para trás e para frente, perguntam se você quer “chicken or pasta” e, que sempre levanta alguém no corredor para ir ao banheiro, fazendo com que os comissários façam malabarismos para o passageiro passar.

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Comissária de voo servindo o serviço de bordo – A função mais famosa das aeromoças

Leia também: Toronto, tudo o que você precisa saber para a sua viagem.

Prestar esclarecimentos sobre dúvidas dos passageiros

Muitas vezes os passageiros buscam informações sobre a previsão de chegada, como está o tempo no destino. Caso o comandante precise abortar o pouso (arremeter) ou ficar sobrevoando a área do aeroporto aguardando autorização para o pouso (orbitar) é com os comissários que os passageiros aflitos encontram as respostas.

Verificações adicionais de segurança

Os comissários ficam espalhados, estrategicamente em diversos pontos da aeronave, portanto eles podem notar ruídos estranhos à operação da aeronave e comunicar o comandante ou reportar também, caso vejam através da janela, algum problema na fuselagem que os pilotos ainda não perceberam.

Sei que isso é raro de acontecer, mas cabe também aos comissários estarem atentos à essas pequenas variações.

Algumas companhias aéreas oferecem treinamento aos seus tripulantes para identificarem comportamentos suspeitos, através de expressões faciais, nervosismo, movimentação excessiva pelos corredores, sudorese e tremores, para que se antecipem e monitorem qualquer passageiro que possa causar problemas que comprometam a segurança do voo.

Os comissários também verificam periodicamente os compartimentos do banheiro em busca de objetos suspeitos ou mesmo alguma ponta de cigarro acesa, mesmo que os banheiros possuam detectores de fumaça.

Princípio de incêndio no banheiro causa pouso de emergência em Brasília

Em 2012, um Airbus da Tam, que faria a rota Rio de Janeiro/Belém, precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto de Brasília, após seus comissários perceberem um princípio de incêndio em um dos banheiros na traseira da aeronave.

Os comissários controlaram o fogo, a aeronave tocou o solo de Brasília em segurança, mas todos os 126 passageiros a bordo foram interrogados pela Polícia Federal, tiveram todas as suas bagagens revistadas e a PF recolheu cópias dos documentos de todos eles.

Ainda segundo a PF, o princípio de incêndio parece ter sido intencional, por uma ponta de cigarro acesa jogada em uma das lixeiras, ou que alguém deliberadamente tenha acendido um papel e jogado ali.

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Aeronave Tam

Acidente causado por uma ponta de cigarro.

Lembrando que uma mesma ponta de cigarro, causou um acidente com um Boeing da Varig em 1973. A aeronave que fez a rota Rio/ Paris, fez um pouso forçado bem sucedido em um campo a poucos quilômetros da pista do aeroporto de Orly, onde deveria aterrissar poucos minutos depois.

Um incêndio iniciado em um dos banheiros por uma ponta de cigarro acesa jogada em uma das lixeiras, foi consumindo a aeronave a tal ponto que, mesmo com o pouso forçado bem sucedido, a fumaça tóxica e a grande extensão do incêndio provocou a morte de 123 pessoas.

Somente um passageiro e dez tripulantes sobreviveram.

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Voo 820 da Varig que foi consumido pelo fogo provocado por uma ponta de cigarro acesa em 11 de julho de 1973 a poucos quilômetros do seu destino, o aeroporto de Orly em Paris.

Emergências com passageiros

Quando alguém passa mal durante um voo, os comissários conversam com o passageiro em questão, para fazer uma anamnese inicial.

Perguntam o que ele está sentindo, se faz uso de algum medicamento regular, o que comeu, se já estava passando mal antes de embarcar, pedem que ele desafivele o cinto de segurança e afrouxe as roupas.

Depois disso, solicitam através do sistema de som se há no voo algum médico voluntário para fazer o atendimento a esse passageiro. Caso haja um médico que se apresente, eles já passam todas essas informações que já coletaram com o passageiro ou seu acompanhante.

Em casos mais graves, onde uma intervenção se faz necessária imediatamente, os comissários de bordo estão preparados para fazer massagem cardíaca, respiração boca a boca, fornecimento de oxigênio.

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Treinamento de aeromoças, aplicando massagem cardíaca e respiração boca a boca.

E qualquer outro profissional habilitado, além do médico, pode colaborar nessas manobras de socorro, seja um(a) enfermeiro, socorrista, fisioterapeuta ou profissional de Educação Física.

Na maioria das vezes, não é nada além de medo ou ansiedade generalizada, mas de qualquer forma, os comissários não podem ignorar nenhum passageiro que diga que não está se sentindo bem.

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Comissária de bordo verificando a pressão de uma passageira

Comissária de bordo da Gol salva bebê de 6 meses

Em 2011, em um voo de Salvador à Brasília, a comissária de bordo da Gol Elisângela Oliveira, se viu em uma emergência a bordo com uma bebê de 6 meses que havia engasgado com a papinha.

A aeromoça retirou a bebê do colo da mãe e realizou um procedimento chamado “Manobra de Heimilich”, procedimento que desobstrui as vias aéreas através de massagens no abdômen.

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Manobra de Heimilich

Agora pensa no poder de iniciativa dessa comissária e a responsabilidade que ela tomou para si, caso o procedimento não tivesse êxito e a bebê viesse a falecer em seus braços.

Tudo ocorreu de acordo com aquilo que ela foi treinada para executar, caso precisasse, e ela salvou a vida de uma criança.

Elisângela, além de ter sido homenageada por sua companhia aérea, ela também recebeu da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em uma solenidade em Brasília o Diploma de Honra ao Mérito entregue pelo presidente da agência.

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Aeronave Gol

Leia também: São Miguel dos Milagres, conheça esse paraíso.

Funções do comissário de bordo/aeromoça em caso de acidente aéreo.

Sei que quase ninguém presta atenção às instruções de segurança dadas no início do voo, imaginando que o pior nunca vai acontecer, não naquele voo. 

A verdade é que a aviação comercial está cada vez mais segura no mundo todo, e a probabilidade de ocorrer um acidente, de fato, é ínfima.

Mas, seja em um acidente grave ou uma aterrissagem mal sucedida, que haja incêndio, explosões ou mesmo um choque, são os comissários e também os pilotos que lhe prestarão auxílio para desembarcar da aeronave em segurança. bote

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Serão eles/elas que lhe mostrarão as saídas de emergência, auxiliarão às pessoas com dificuldade de locomoção ou feridas, abrirão os escorregadeiras infláveis, caso estejam em solo.

Irão combater possíveis incêndios no interior da aeronave, e depois de verificarem que todos foram evacuados em segurança, serão os últimos a sair da aeronave.

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O que dizer da capacidade técnica dos pilotos que conseguiram pousar essa aeronave da Aloha Airlines em 1988 no Havaí, quase se desmanchando? Os comissários de bordo que controlaram o pânico a bordo, prestaram os primeiros socorros e auxiliaram na evacuação em segurança dos passageiros.

Basta lembrar do INCIDENTE do AirBus no voo 1549 da US Airways, que decolou do aeroporto de Laguardia em Nova York, e, após se chocar com gansos e “perder” os dois motores, foi obrigado, alguns minutos após a decolagem  a fazer um pouso de emergência nas geladas águas do Rio Hudson.

Todas as 155 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, sobreviveram. As comissárias de bordo auxiliaram no desembarque de todos os passageiros, enquanto a água gelada ia tomando conta do avião e o afundando aos poucos.

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Passageiros e tripulantes aguardando socorro nas escorregadeiras e sobre as asas do Airbus da US Airways – Todos a bordo sobreviveram

Seu comandante, Chesley “Sully” Sullenberger, auxiliou as comissárias a retirar os passageiros e teve a cena emblemática, filmada por diversos canais de TV que já cobriam o evento, ele sendo o último a desembarcar, depois de se certificar que não havia nenhum passageiro dentro da aeronave.

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À esquerda o comandante “Sully” , ao centro as comissárias Donna Dent, Doreen Welsh e Sheila Dail. À direita, o copiloto Jeffrey Skiles

Caso você não lembre ou não conheça a história desse incidente, veja o filme “Sully, o Herói do Rio Hudson”, com Tom Hanks no papel principal, é sensacional.

Trailer do filme “Sully, o Herói do Rio Hudson”

Atualização anual

Todo ano, os comissários passam por período de cinco dias em sala de aula na companhia aérea, estudando e revisando os protocolos e se atualizando sobre novos procedimentos que deverão ser adotados.

Leia também: Entenda os fatores que causaram o maior acidente aéreo de todos os tempos e a história da aeromoça que escapou de dois acidentes.

Problemas de saúde

Os aeronautas, pilotos e comissários, estão expostos a diversos riscos no cumprimento de suas funções, dentre eles trepidação, ruídos, baixa umidade do ar, radiações cósmicas, solares e da própria aeronave, fora o processo da pressurização e despressurização da cabine nos diversos voos que realizam.

Além de atravessar diversos fusos-horários, enfrentar diferenças climáticas drásticas, dormir cada dia em um horário e em lugar diferente, o que pode causar diversos distúrbios de sono.

Enfim, a longo prazo, tripulantes podem apresentar problemas respiratórios, ressecamento da pele, envelhecimento precoce, falta de tônus muscular, problemas auditivos, problemas de ATM (articulação têmporo-mandibular), problemas na coluna etc…

Mas os maiores motivos de afastamento médico de tripulantes são transtornos mentais e problemas cardiovasculares.

Enfim, isso seria assunto para outro post.

Mas caso você queira se aprofundar sobre os problemas de saúde inerentes à profissão de aeronauta, tem um post muito bom no site Monolito Nimbus.

O TCC de Pablo Alves Cardoso – Os problemas fisiológicos causados pela pressurização em comissário de voo.

Ou ainda, mais completo e bem maior, a tese de Doutorado de Alexandre Palma – Ciência pós normal, saúde e riscos dos aeronautas. A incorporação da vulnerabilidade

CURIOSIDADES SOBRE A AVIAÇÃO E FUNÇÕES DOS COMISSÁRIOS DE BORDO

  • Se no início do voo, o comandante for avisado que haverá a bordo um policial em serviço, que estará armado, os comissários deverão ser avisados e esse policial deverá ser identificado.
  • Caso haja mais de um policial a bordo, em serviço e armado, mas não estejam juntos na mesma operação, ambos devem ser avisados da presença do outro ou dos outros policiais na mesma situação.
  • Em um voo comercial da companhia aérea pesquisada, podem embarcar no máximo 50 policiais armados à serviço e todos devidamente identificados e autorizados pela Polícia Federal.
  • Caso um policial vá fazer uma viagem dentro do Brasil, queira levar a sua arma, mas não esteja de serviço, a mesma deve ser entregue desmuniciada (sem munição) à Polícia Federal que irá registrar e recolher a arma e entregará ao comandante que irá guardá-la em um cofre no avião. Na chegada ao destino, o policial deverá se apresentar à Polícia Federal, se identificar, mostrar o documento de recolhimento da arma na origem da viagem e pegar a sua arma de volta.
  • Os cuidados que os comissários devem ter quando há uma super celebridade a bordo é não permitir que muitas pessoas se aglomerem em volta dela, por questões de balanceamento da aeronave e também para preservar a tranquilidade da pessoa em questão e do voo.
  • Quando o avião já está voando, passageiros inconvenientes, grosseiros ou que possam ter atitudes que ponham em risco a segurança do voo, são tratados pelos comissários seguindo todo um protocolo pré-estabelecido. O primeiro é o diálogo, segundo tentar entender e resolver a questão visando que o passageiro se acalme, terceiro é adverti-lo por escrito em uma carta de advertência que já fica pronta para esses casos, e que é assinada pelo comandante durante o voo.
  • Se o passageiro se torna mais agressivo, a equipe de comissários têm uma numeração onde cada um deles deve desempenhar uma função específica, no intuito final de imobilizar e algemar o passageiro, com uma algema plástica.
  • Se a situação for muito grave, eles também algemam os pés do passageiro, e se ainda estiver longe do destino, o comandante decide se fará um pouso em um aeroporto de alternativa (mais perto) para desembarcar e entregar o passageiro às autoridades competentes.
  • Se o passageiro já começa a apresentar comportamento inconveniente, grosseiro, agressivo ou preconceituoso em solo, a tripulação nem se dá muito o trabalho de tentar contê-lo. O comandante comunica a equipe de terra e o passageiro é prontamente retirado pela polícia.
  • Comissários odeiam ser catucados para serem chamados. Para isso existe o botão de chamada de comissários, ou então um com licença ou por favor, já resolvem a questão.
  • Comissários recomendam que você nunca vá de meias ou descalço ao banheiro das aeronaves, pois o piso é muito sujo.
  • Apesar de viajar para muitos lugares, nem sempre dá tempo para fazer turismo, ou mesmo o cansaço impede que tripulantes batam perna pela cidade.
  • Comissários têm muitas histórias engraçadas, constrangedoras ou irritantes que presenciaram em voos. Um site e Instagram que mostram isso é o Passenger Shaming e um livro em espanhol que eu li e é divertidíssimo é o Anécdotas de Azafatas, mas ele é bem difícil de encontrar no Brasil. O meu eu comprei em um sebo em Buenos Aires.

Se você é passageiro e leu até aqui, com certeza vai tratar os(as) comissários(as) com mais respeito a partir de agora.

Se você quer ser comissário(a) de voo, gostou do texto? Sabia de todas essas funções do(a) comissário(a) de bordo/ aeromoça?Animou ou desanimou depois de ler tudo isso? Deixe um comentário abaixo.

Caso você seja comissário(a), deixe um comentário abaixo dizendo se tudo que falei acima condiz com a verdade, se vocês acrescentariam alguma coisa ou falei alguma besteira.

Um abraço a todos e meu profundo respeito e gratidão a comissários(as) de voo e pilotos comerciais do mundo todo.

Jason Brum

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