Qual é o melhor programa de fidelidade?

0 83

- Advertisement -

Qual o melhor programa de fidelidade de companhia aérea?

Olá pessoal, conforme eu falei no post anterior onde eu expliquei o que é um programa fidelidade de companhia aérea, hoje eu vou dizer, qual o programa, na minha opinião é o melhor do Brasil e quais programas fidelidade eu uso.

Bom, atualmente existem 3 companhias aéreas no Brasil que têm programas de fidelidade, são elas, a Azul com o Programa Tudo Azul, a Gol com o Smiles e a Latam com a Multiplus (que virou Latam Pass) – Em breve vou atualizar para entender as mudanças no programa.

A primeira coisa que você precisa saber é que escolher o melhor programa fidelidade não é só uma questão de opinião, e sim de necessidades e demandas atendidas.

Digamos que você voe com frequência para um destino que determinada companhia aérea não atenda. Não adianta nada você achar que o programa x ou y seja o melhor, se a companhia x ou y não voa para o lugar que você sempre viaja.

Levando em consideração, que essas três companhias aéreas, atendem as principais capitais do país, vamos às principais diferenças dos seus programas de fidelidade.

As principais formas de acumular milhas:

  • voando pela companhia aérea do seu programa de fidelidade ou por alguma companhia aérea parceira dela;
  • juntando pontos no cartão de crédito e depois transferindo para o programa fidelidade da companhia aérea
  • comprando produtos e serviços nas empresas que têm parceria
  • a quarta forma são os clubes que as companhias aéreas oferecem, onde você paga um valor específico por mês e ganha uma quantidade de pontos. Mas em relação aos clubes, eu não vou falar nesse post. Farei um específico explicando detalhadamente.

 

O que você deve avaliar:

Sendo assim, a primeira coisa que você deve avaliar é se a companhia aérea atende destinos que você voa com frequência ou que tenha intenção de viajar.

O segundo item a ser considerado é se o seu cartão de crédito acumula pontos e se tem parceria com o programa fidelidade da companhia aérea. Aqui uma boa notícia, o Voe Azul, o Smiles e o Multiplus têm parcerias com quase todos os bancos e cartões do país, mas não deixe de verificar se o seu cartão possui.

O terceiro item é a quantidade de parceiras aéreas que a companhia do seu programa de fidelidade tem. Nesse quesito, a que tem a menor quantidade de parceiras é a Azul, que só tem parceria com 3 empresas aéreas internacionais.

A que tem a maior quantidade é a Gol, com 16 parceiras aéreas. Estou contando aqui somente as parceiras que voam para o Brasil, a Latam por exemplo diz no site que têm muito mais que 16. Mas o que adianta, ter parceria com uma empresa que voa de Hong Kong para a China, se a possibilidade de você usar esses trechos é bem pequena?

O quarto item é a quantidade de parceiros não aéreos que cada programa possui e eles se dividem basicamente em 3 categorias: Lojas e serviços, reserva de hotéis e pousadas e locadora de veículos.

Lojas e serviços os programas das três companhias têm bastantes parcerias e uma boa parte delas é comum em todos eles, por exemplo, PontoFrio.com, CasasBahia.com, Extra.com.br e Americanas.com.

3 Dicas importantes

Confira se alguma empresa que você já tem costume de consumir tem parceria com o seu programa de fidelidade. Confira quanto a sua compra vai acumular de milhas em cada um dos programas.

Por exemplo, na Americanas.com na Azul você acumula 1 milha a cada 1 real gasto, já na Multiplus, você acumula 2 milhas a cada real. A terceira dica é, acesse a loja virtual através de um link dentro do site do seu programa de fidelidade, pois só assim você vai acumular a quantidade de pontos informados.

Locadora de veículos

A Azul três, a Gol uma e a Latam oito. Aqui há uma clara vantagem da Latam pois possui parcerias com muito mais locadoras de veículos e você pode acumular pontos em locações de veículos quase no mundo todo.

O Smiles da Gol só tem parceria com a Localiza e você só acumula pontos em locações no Brasil.

Hotéis e pousadas.

Aqui novamente a Multiplus da Latam leva vantagem, pois têm parcerias com 10 empresas de reserva de hotéis. No entanto, o Smiles da Gol tem uma plataforma própria de reserva de hotéis.

Além de ser bem mais prático, geralmente oferece mais pontos pelas reservas que os sites concorrentes. E você sabe na hora a quantidade de milhas que vai receber.

Agora que você já entendeu o que você deve avaliar para escolher o seu programa de fidelidade de companhia aérea eu vou dizer qual programa eu uso e porque eu o acho o melhor.

Mas antes eu vou te dar um conselho.

Não tente juntar pontos em vários programas de fidelidade. A não ser que você viaje muito mesmo e tenha gastos muito altos nos seus cartões de crédito. Do contrário, foque em 1 só programa fidelidade.

Eu uso os programas Smiles e Multiplus.

Já sei, você vai me perguntar, mas você acabou de dizer para focar em um só programa. Por que você tem dois?

Bom, porque eu realmente viajo com uma frequência maior que as demais pessoas e, também porque eu sempre prefiro ter uma reserva de milhas em outro programa no caso de alguma promoção.

Por que eu acho o programa Smiles o melhor?

Primeiro:

Ele tem parcerias importantes com outras companhias aéreas que atendem o mundo inteiro. Por exemplo a Emirates, caso você queira viajar para o Oriente Médio, Ásia ou Oceania, a Tap, Alitalia e Air France caso sua preferência seja a Europa ou Delta se você voar para os EUA.

Segundo:

O site do Smiles é muito mais prático que os sites dos demais programas de fidelidade.

Pela própria plataforma da Smiles você pode fazer reserva de hotéis, alugar carros, comprar créditos para o UBER, e fazer compras de qualquer item vendido nas lojas parceiras como Pontofrio.com e Magazine Luiza.com.

Nos demais programas, você deve entrar no site do programa fidelidade, procurar o link para o site do parceiro, clicar nele, ser direcionado para o site do parceiro, para só depois começar a buscar o que você quer.

No Smiles, está tudo ali na página principal, você já pesquisa o que você quer. Se finalizar a compra, você terá que fazer o login no sistema do Smiles e seus pontos entrarão automaticamente no seu programa fidelidade.

Praticidade e clareza

Falando em praticidade e clareza nas informações, o pior site disparado é o da Multiplus/Latam. Por que aqui eu estou falando dos dois, Multiplus e Latam? Porque determinadas informações você encontra no site da Multiplus e outras, com alguma dificuldade você encontra no site da Latam.

Por exemplo, informações sobre as categorias do programa não estão no site da Multiplus e sim no site da Latam.

Em todos os demais Programas, Tudo Azul e Smiles, você encontra todas as informações necessárias de categorias no próprio site.

Outra confusão que ocorre no Multiplus/Latam é em relação ao cartão de crédito, pois existem os cartões da Multiplus e da Latam e, por incrível que pareça, o cartão da Multiplus oferece mais vantagens e tem uma anuidade menor que o seu similar da Latam.

Leia também:

Cartão de crédito dos programas de fidelidade

Nesse quesito cartão de crédito, os cartões do Tudo Azul e do Smiles são muito melhores e oferecem muito mais benefícios que os da Multiplus.

No cartão de crédito Tudo Azul Platinum, você acumula por exemplo 2,2 milhas em cada dólar gasto.

Já no Multiplus e no Latam você acumula 2 pontos a cada dólar gasto. Por fim no Tudo Azul, você tem anuidade zero, caso suas faturas fiquem acima de 4 mil reais.

Com o cartão de crédito Smiles Platinum ou Black, você tem acesso às salas vip da Gol nos embarques domésticos e internacionais dos aeroportos do Galeão e de Guarulhos. O cartão Tudo Azul Platinum oferece acesso à Sala Vip da Azul no aeroporto de Campinas.

Leia também: O que são salas vip?

Bônus por transferências.

O Programa Smiles quase sempre tem promoções de bônus quando você transfere pontos do seu cartão de crédito para o Smiles. Hoje, por exemplo enquanto eu estava pesquisando pra fazer esse post, o Smiles está dando 75% de bônus na transferência de milhas, ou seja, você transfere 10 mil pontos do cartão de crédito e ganha 10 mil milhas + 7500 milhas bônus.

Upgrade de categorias

Mas o principal motivo para que eu prefira o Smiles aos demais programas é a facilidade de subir de categorias. Com apenas 10 voos ou 10 mil pontos qualificáveis em um ano você já alcança a categoria prata e passa a ter alguns benefícios, como por exemplo, o despacho gratuito de uma bagagem de até 23kg.

Juntando 18 mil pontos ou 18 trechos qualificáveis, você já alcança a categoria ouro e passa a ter acesso às salas vip da Gol, assim como o despacho gratuito de até duas bagagens, além de check-in e embarque preferenciais, assim como prioridade na entrega das bagagens.

Acumulando apenas 30 voos ou 30 mil pontos qualificáveis em um ano você alcança a categoria máxima do programa, que é a Diamante, e passa a contar com inúmeros benefícios, além de poder gozar desses mesmos benefícios nas companhias aéreas parceiras, como Aerolíneas, Delta, Air France e KLM.

Ah, mas você vai dizer, 30 voos ou 30 mil pontos em um ano é muita coisa. Então só para exemplo de comparação, na Latam são 100 mil pontos ou 100 voos para se alcançar a categoria Black, que nem é a mais alta do programa.

Aqui mais uma confusão no Multiplus/Latam, os pontos que você acumula no Multiplus você visualiza na Multiplus, os qualificáveis, você só consegue visualizar entrando no Latam Fidelidade.

 Putz, é tanto login e senha para uma coisa tão simples. Resumindo, eu acho a Multiplus e o Fidelidade da Latam uma confusão absurda.

Se você optar por priorizar o Programa Tudo Azul, eles têm um pacote de benefícios interessante e somente 20 mil pontos qualificáveis para alcançar a categoria máxima que é a Diamante. No site deles, eles não falam sobre trechos qualificáveis, somente em pontos qualificáveis.

As maiores vantagens do Smiles

Leia também: Como ficarão as viagens após a pandemia do Coronavírus

Voar com milhas conta como trecho qualificável

Outra grande vantagem do programa Smiles é que se você voar pagando com milhas, esses trechos voados também contam como trechos qualificáveis, ou seja é muito fácil ter upgrade de categoria ou se manter na categoria que você já está. Nos demais programas você só conta trechos qualificáveis aqueles que pagou em dinheiro, os que você pagou usando milhas, não contam como trechos qualificáveis. O que eu acho uma baita injustiça.

Pontos excedentes acumulam para o ano seguinte

Mais uma vantagem do Smiles é que os pontos qualificáveis excedentes ou trechos excedentes daqueles que você utilizou para alcançar a categoria que você está, no programa de fidelidade, acumulam para o ano seguinte.

EXEMPLO:

Esse ano de 2019 eu voei de Gol ou alguma parceira 37 vezes.

Para alcançar a categoria Diamante eu precisei de 30 voos.

37 – 30 = 7

No ano de 2020 eu serei Categoria Diamante e ainda levo desse ano 7 voos que sobraram. Ou seja, se eu voar mais 3 vezes eu já alcanço a categoria prata e se eu voar mais 23 vezes eu alcanço novamente a Diamante. Ficou claro?

Leia também: 25 motivos para se orgulhar de ser brasileiro

Vantagens dos outros programas

Claro que o Smiles não é só maravilhas, na maioria das vezes que eu pesquisei voos para emitir com milhas, na Multiplus estavam mais baratos (menos milhas). E eu também já tive problemas para receber milhas no Smiles. Ano passado eles me garfaram 6 trechos qualificáveis e mais de 15 mil milhas. Depois de muita briga, eu consegui receber 4 trechos e 11 mil milhas.

É isso aí pessoal, estou terminando esse post, mas antes gostaria de fazer uma ressalva. É normal que a gente conheça mais aquilo que a gente lida com maior frequência, portanto eu tenho maior conhecimento do Programa Smiles. Dê sua opinião aqui embaixo nos comentários.

Falei alguma besteira de outro programa fidelidade?

Qual programa você usa e porque você o acha melhor?

Ficou com alguma dúvida, escreva sua pergunta aqui embaixo também.

Abraço

Jason Brum

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.