O que são perfumes contratipos?

0 65
Seguros Promo

- Advertisement -

O que são perfumes contratipos, perfumes inspirados ou similares. Saiba tudo sobre eles no texto abaixo.

Perfumes contratipos.

São perfumes que utilizam como inspiração, uma fragrância famosa, desenvolvida, geralmente, pelas grandes grifes mundiais da perfumaria.

A maioria das empresas que adota a utilização de contratipos em sua linha de perfumes, divulga o nome do perfume famoso, mas não como cópia e sim como inspiração.

Já outras empresas, se utilizam da inspiração famosa, mas não fazem qualquer referência em seus sites ou materiais de divulgação, deixando para que os consumidores façam a associação entre a fragrância da própria marca e o perfume que a inspirou.

Essa segunda tática, não faz muito sentido, mas é utilizada por empresas que queiram ter uma linha própria, com nomes em cada um dos seus perfumes, portanto a classificação de perfume similar ou inspirado fica por conta da percepção do consumidor e do boca a boca.

Perfume contratipo é a mesma coisa que perfume falsificado?

Não. Perfume falsificado tenta ludibriar o consumidor e lesar o fabricante original.

o que são perfumes contratipos

Perfume falsificado é aquele que usa o mesmo nome que o original, tenta reproduzir toda a estética de caixas e vidros, mas em seu interior tem conteúdo que também tenta copiar o original, mas notadamente tem menor qualidade.

Contratipar ou produzir perfumes inspirados em fragrância famosas é uma atividade perfeitamente legal.

Já a falsificação é crime, pois ela tenta ludibriar o consumidor final, fazendo com que ele acredite estar comprando um perfume original e de qualidade.

Diferença entre perfumes inspirados e originais.

Os perfumes originais são desenvolvidos por perfumistas renomados, que são contratados pelas grandes casas de perfumes mundiais e desenvolvem uma nova fragrância, seguindo tendências de mercado ou a um briefing desenvolvido pelo contratante.

Mesmo nos casos onde o perfumista ganha “carta branca” para produzir uma fragrância totalmente nova, seguindo seus conhecimentos e instintos, a empresa que o contratou precisa ao menos direcionar o seu trabalho, indicando o gênero do perfume, para que tipo de cliente, faixa etária e clima. 

Isso é o mínimo de informações que um perfumista precisa ter para ser mais assertivo no desenvolvimento do novo perfume.

No processo de desenvolvimento, o perfumista fará testes com diversas substâncias sintéticas e naturais até encontrar o equilíbrio perfeito entre elas e dizer que o perfume está “concluído”

Você pode gostar também:
Resenha 212 Vip Masculino
Resenha Fantasy Feminino

E os perfumes inspirados…

Já as fábricas que desenvolvem os perfumes contratipos não se dão todo esse trabalho, geralmente compram a essência do perfume já pronta e desenvolvem a sua linha de produtos inspirados.

As essências já prontas nem sempre têm a riqueza de “detalhes” que tem o perfume original e na maioria das vezes substitui elementos naturais mais caros, por seus similares sintéticos mais baratos. O que, em muitos casos, diminui bastante a qualidade do perfume final.

Perfume contratipo é bom?

Existem muitas empresas no Brasil atualmente que produzem perfumes contratipos. Naturalmente devem haver entre elas, as que produzem produtos de boa qualidade e as que produzem produtos ruins.


Mesmo dentro da própria linha de produtos de uma determinada empresa, podem existir contratipos que se assemelham bastante ao original, possuem boa projeção e fixação e outros que ”passam longe” do perfume que o inspirou.

O que são perfumes contratipos
A Contém 1G foi a empresa de mais sucesso na fabricação de perfumes inspirados

Uma das precursoras dos perfumes contratipos no país foi a empresa “Contém 1G”, que chegou a ter lojas e quiosques espalhados por todo o Brasil e que em 2018, passou por processo de recuperação judicial devido à dívidas milionárias.

Das marcas internacionais, três que produzem bons perfumes e têm seus produtos vendidos no Brasil, são a Vodka, Cuba e UDV (Ulric de Varens).

Vale a pena usar um perfume contratipo?

Como dito acima, existem perfumes contratipos muito bons. Entretanto, por melhor que seja a qualidade de um perfume inspirado em um famoso, ele nunca irá se igualar em qualidade ao original.

Isso não quer dizer que não valha a pena usar um perfume contratipo. 

Veja abaixo algumas vantagens e sugestões de uso do contratipo.

  • Mais barato que o original
  • Você pode ter várias fragrâncias pelo preço que pagaria em uma da marca famosa
  • Você pode ter o original e o contratipo e usar o mais barato no dia a dia e o de marca em ocasiões especiais
  • O contratipo pode ser mais suave e agradar pessoas que não gostam de perfumes muito fortes.
  • Às vezes o original pode estar em falta no mercado e o contratipo “quebra o galho” enquanto você não encontra o seu perfume querido

CONCLUSÃO

Os nomes perfumes contratipos, perfumes inspirados ou perfumes similares são só eufemismos para dizer que o perfume é uma cópia, ou pelo menos uma tentativa de ser, dos perfumes famosos.

Entretanto isso não caracteriza pirataria, falsificação ou uma tentativa de ludibriar o consumidor. O cliente que compra esse tipo de produto tem plena consciência que não está comprando o produto original, mas sempre poderá encontrar excelentes opções de perfumes contratipos.

Se quiser alguma dica, deixe seu comentário abaixo.

Abraços.

Jason Brum

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.