O que é um programa de fidelidade.

0 51

- Advertisement -

Aqui nesse post em formato de perguntas e respostas, você vai encontrar tudo explicadinho sobre programas de milhagem/fidelidade de companhias aéreas para que você não fique com nenhuma dúvida.

O QUE É UM PROGRAMA DE MILHAGEM?

O programa de milhagem ou chamado também de programa de fidelidade é um benefício oferecido pelas companhias aéreas para premiar seus clientes por sua fidelidade, e, naturalmente, estimular que o cliente opte por voar sempre pela mesma companhia, obtendo assim mais pontos/milhagem.

COMO FUNCIONA UM PROGRAMA DE MILHAGEM?

O programa funciona da seguinte forma, toda vez que você viaja por determinada companhia na qual você já está inscrito no programa de milhagem, você acumula pontos que ao atingirem determinada pontuação podem ser trocados por passagens aéreas ou outros produtos oferecidos pelas companhias aéreas.

QUEM PODE SE INSCREVER?

Qualquer passageiro que viaje por qualquer companhia que tenha um programa de milhagem (nem todas as companhias aéreas dispõe de programas de milhagem) e a qualquer momento.

Leia também: Qual é o melhor programa de fidelidade de companhia aérea?

QUANDO POSSO ME INSCREVER?

A qualquer momento, mesmo que não tenha passagem aérea comprada ou mesmo nem tenha intenção de viajar a curto prazo.

O ideal é que você já seja inscrito quando for viajar, pois as companhias não lançam pontos retroativos, ou seja, se você viajou e só depois fez sua inscrição no programa de milhagem somente suas próximas viagens irão acumular pontos.

COMO ME INSCREVER?

No site da companhia aérea ou, em alguns casos, pelo SAC.

QUE VANTAGENS TEREI SENDO MEBRO DE UM PROGRAMA DE MILHAGEM?

Além de poder juntar pontos e trocar por passagens de graça, você pode também, dependendo da sua pontuação acumulada, a ter upgrades de categoria e passar a ter prioridade de embarque nos aeroportos, guichês especiais nos checkins, despacho gratuito de bagagem, acesso às salas vip dos principais aeroportos, dentre outros.

Sala Vip - Programa de fidelidade
Sala Vip

COMO ACUMULO PONTOS?

Você pode acumular pontos comprando passagens aéreas ou também com gastos no seu cartão de crédito (a maioria dos cartões de crédito possui convênios com alguma ou várias companhias aéreas).

Essas são as formas mais tradicionais e eficientes de acumular pontos, mas existe uma infinidade de outras como:

  • cursos de idiomas,
  • assinaturas de jornais e revistas,
  • hospedagem em hotéis e pousadas,
  • locadora de veículos,
  • restaurantes,
  • lojas virtuais,
  • postos de combustíveis,
  • farmácias,
  • casas de câmbio,
  • seguradoras,
  • lojas de eletro-eletrônicos,
  • cooperativas de táxi,

E, acreditem, até mesmo cursos de mergulho e estacionamentos.

O ideal é se manter informado constantemente nos sites dos programas de milhagem para saber quais são as empresas parceiras e não marcar bobeira por falta de informação.

Bom, quando você viaja pelas próprias companhias, seus pontos entram automaticamente para seu programa, mas quando você voa por empresas aéreas parceiras você deve solicitar através do site ou pelos SACs da empresa original do seu programa de milhagem a inclusão dos créditos, para isso você deve ter os dados da passagem.

Com todos os demais parceiros você deve se informar diretamente com eles ou nas companhias aéreas como deve ser para transferir seus pontos para os programas de milhagem

Outra forma de acumular pontos é através dos clubes que as companhias aéreas oferecem, você paga um valor mensal e recebe entre 1000 e 10000 pontos mensais. Se os clubes valem a pena e qual o melhor clube, é assunto para outro post.

Leia também: Bonito, tudo o que você precisa saber para a sua viagem.

DEVO FAZER INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE FIDELIDADE DE CADA COMPANHIA QUE EU VIAJAR?

Não! Definitivamente não. Você pode até ser inscrito em mais de um programa fidelidade, mas o ideal que não mais que dois.

A maioria das companhias aéreas tem parcerias com outras empresas de outros países, onde você pode acumular pontos para o seu programa de milhagem voando por essas outras companhias e também pode utilizar os seus pontos para trocar por passagens dessas companhias parceiras, caso o destino do seu interesse não seja atendido pela companhia a qual você é filiado ao programa de milhagem.

A Gol por exemplo tem parcerias com a Delta, A Air France, KLM, Copa, Alitalia, entre outras. A Latam faz parte da aliança One World, e acumula pontos das companhias Qatar, British, American Airlines e Iberia.

Das companhias aéreas nacionais, a Azul é que tem, por enquanto menos parceiras internacionais, somente a TAP, United e Copa.

COMO TROCO MEUS PONTOS POR PASSAGENS?

 Para trocar seus pontos por passagens você deverá entrar no site do seu programa de milhagem e se logar ou entrar em contato pelo SAC, mas observe que algumas companhias cobram uma taxa quando a emissão do bilhete é feita pelo telefone.

Você deverá saber quantos pontos têm acumulado e quantos pontos serão necessários para o destino que você deseja. Não há obrigatoriedade de se comprar a ida e a volta.

Geralmente o mínimo para se emitir um bilhete para a América do Sul são 10.000 pontos (cada trecho), mas constantemente as companhias fazem promoções de milhas reduzidas, eu, por exemplo, já viajei Rio/Curitiba/Rio por apenas 2.500 milhas cada trecho, total de 5.000 milhas. Os termos “pontos” e “milhas” querem dizer a mesma coisa.

COM ESSES PONTOS TROCADOS EU VOU VIAJAR DE GRAÇA?

A resposta é sim e não. SIM, porque a empresa não cobrará a passagem e NÃO totalmente, porque as taxas de embarque deverão ser pagas, por exemplo, em um voo de ida e volta dentro do Brasil você pagará algo entorno de R$60,00.

VIAJO CONSTANTEMENTE PELO MEU TRABALHO E É A EMPRESA QUE PAGA MINHA PASSAGEM, TENHO DIREITO A ACUMULAR MILHAS?

Sim. Não interessa quem comprou a sua passagem, sua empresa, sua avó ou seu vizinho, a pontuação nos programas de milhagem é pessoal e intransferível, portanto se você viaja constantemente ou esporadicamente pela sua empresa, os pontos vão para o seu programa de milhagem, basta que você tenha um.

Aliás, esse é o sonho de todo mundo, viajar bastante a trabalho pela empresa e acumular pontos para trocar por passagens durante as férias sem pagar nada por isso.

POSSO TRANSFERIR MEUS PONTOS PARA OUTRA PESSOA?

Sim, alguns programas de fidelidade permitem isso, no entanto cobram uma taxa e nunca é vantagem.

Leia também: O jeito de ser carioca.

POSSO EMITIR PASSAGENS PARA TERCEIROS COM OS MEUS PONTOS FIDELIDADE?

Sim, você pode acumular pontos no seu programa de milhagem e ao emitir a passagem resgatando seus pontos basta informar o nome e os dados do passageiro que irá viajar.

Fiz esse post no formato de perguntas e respostas com as principais dúvidas das pessoas. Ficou claro pra você?

Ainda está com alguma dúvida?

Deixe a sua pergunta aqui embaixo nos comentários.

Abraço.

Jason Brum

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.