O Caribe não existe.

0 99

- Advertisement -

O Caribe não existe!!!!

  • Onde fica o Caribe?
  • Por que as pessoas fazem tanta confusão quando o assunto é Caribe?
  • Afinal, o Caribe é uma cidade, país ou região?

Certa vez em uma conversa com amigos, um deles disse que queria viajar para o Caribe. Eu perguntei, para qual lugar do Caribe. Ele respondeu para o Caribe ué…

Essa confusão é extremamente normal e eu sei bem o que a pessoa quer dizer, ela quer viajar pra um lugar paradisíaco, de praias de areia branquíssima, mar verde esmeralda ou azul celeste. Ou seja, ela quer viajar pra Cancún.

Esse é o maior erro cometido pela maioria das pessoas, achar que o Caribe e Cancún são a mesma coisa. Grande engano, caro viajante. Cancún é uma cidade mexicana que fica no Caribe.

Leia também – O jeito de ser carioca

Cuidado ao pedir para seu agente de viagens para ir para o Caribe, que ele pode estar de mau humor e te mandar para o Haiti, que também fica no Caribe… 😆 

Então vamos a resposta da questão, afinal o que é o Caribe? O Caribe, na verdade é o nome genérico dado a toda região banhada pelo mar do Caribe, ou mar das Caraíbas ou ainda Mar da Antilhas, daí a brincadeira do início do texto dizendo que o Caribe não existe.

Então eu posso viajar para diversos destinos daquela região e dizer que fui para o Caribe?

A resposta é sim.

Da mesma forma que se você for conhecer somente uma cidade da Europa, Barcelona, Paris ou Roma, por exemplo, você pode dizer que foi para a Europa.

Pronto, agora eu entendi e quero viajar pro Caribe. Já posso ir para Cancún?

Calma, meu caro viajante ansioso, a região banhada pelo mar do Caribe tem inúmeras regiões turísticas com história colonial espanhola, arquitetura diversificada, paisagens idílicas, e claro, muita praia, mar azul, sombra e água fresca e tem também a agitação de Cancún.

Então vamos lá, quais países fazem parte do Caribe e quais são as regiões turísticas de cada um?

Tem Caribe também na América do Sul.

Bom, começando pela América do Sul você pode explorar a remota San Andrés e a história de Cartagena na Colômbia. A tranquilidade de Los Roques ou a acessível Isla Margarita na Venezuela, mas cuidado que a chapa tá quente na Venezuela.

Ali pertinho, você pode conhecer Aruba ou o colorido de Willemstad em Curaçao.

Leia também: O que é um programa de fidelidade?

Williemstad

A leste do Mar do Caribe, estão as diminutas ilhas que são chamadas de pequenas Antilhas, são elas Barbados, Santa Lúcia, Martinica, Dominica, Guadalupe, Antígua e Barbuda, São Cristóvão e Nevis, Anguilla e um pouco mais ao norte, Ilhas Virgens Britânicas e Ilhas Virgens Americanas.

As Ilhas Virgens americanas são território dos Estados Unidos, portanto você precisará de visto para viajar pra lá. Outro motivo que dificulta a ida para as ilhas dessa região e diminuem sua popularidade entre nós brasileiros é que os vôos para a maioria delas ou são por companhias estadunidenses ou europeias, e, com isso encarece o preço das passagens, além de aumentar consideravelmente o tempo de voo.

Ilhas Virgens

Você pode também aproveitar a beleza exuberante da Costa Rica.

No Panamá além de conhecer uma grande obra de engenharia no canal do Panamá você pode aproveitar para curtir Bocas del Toro ou San Blás.

Em Cuba, você vai querer provar um legítimo charuto cubano, beber o refrescante Mojito, achar que parou no tempo em Havana e esquecer da vida em Cayo Largo

Leia também: Toronto – Tudo o que você precisa saber para a sua viagem.

Cayo Largo

Guatemala e Belize também merecem uma visita.

Na Guatemala poderá conhecer o berço da civilização Maia em fascinantes sítios arqueológicos ou seu pequeno litoral caribenho em Izabal. No vizinho e pouco lembrado Belize você poderá se aprofundar um pouco mais na cultura Maia, mergulhar próximo a segunda maior barreira de corais do mundo, ou simplesmente descansar numa praia deserta.

Pode curtir ainda todo o suingue, o hedonismo e a liberdade de Kingston ou Montego Bay no país do Reggae, a Jamaica Mas cuidado, apesar da fama da ilha, fumar maconha lá, também é proibido.

Leia também: Qual é o melhor programa de fidelidade?

Jamaica

A inexplorada porém também linda Nicarágua, com praias virgens e as cidades mais antigas da América Central.

Na República Dominicana, você pode conhecer a capital Santo Domingo ou as águas tranquilas de Punta Cana, num dos destinos mais baratos do Caribe, a Gol tem vôos diretos pra lá saindo de São Paulo. Você pode optar também em ir via Colômbia pela Avianca ou Cidade do Panamá pela Copa.

Para terminar, você pode fazer como os piratas e se lambuzar de rum em Porto Rico, ou curtir uma vida de milionários nos super resorts das Ilhas Cayman.

Para Porto Rico, você precisará de visto estadunidense e para as Ilhas Cayman, por ser uma ilha bem pequena, que se conhece em pouco tempo, te aconselho a combinar a viagem com Miami, ou Cuba ou Jamaica ou Cancún.

E voltamos a falar de Cancún!!!!

Bom, Cancún, fica no México, que fica no Mar do Caribe, tem a Spring Break, é super badalada, tem cultura Maia, sítios arqueológicos, tem parques temáticos, mergulho com golfinho, resorts, mas… Tudo isso você já sabia, não é mesmo.

Cancun

É isso aí pessoal, agora tudo esclarecido sobre o Caribe?

Me conta nos comentários aqui embaixo para qual destino do Caribe você tem vontade de viajar. Se já foi para algum dos destinos que eu citei, conta aqui embaixo também.

Abraço.

Jason Brum

San Andres – Colômbia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.