Cor da roupa influencia nossas emoções e de outras pessoas.

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Você sabia que a cor das nossas roupas pode influenciar as nossas emoções e de outras pessoas?

Você sabia que a cor da roupa que você está usando pode persuadir, aproximar ou afastar pessoas?

A roupa que usamos e a cor dela dizem muito sobre nós mesmos, nossa personalidade, estado de espírito, nossas emoções, mas também podem ser usadas de forma estratégica com algum objetivo específico, como influenciar pessoas.

Duvida? Então acompanhe o texto e descubra como.

Psicologia das cores, cromoterapia, cromatologia, colorimetria, estudo das cores, teoria das cores, feng shui, significado das cores, marketing das cores. 

Enfim, são tantos nomes e tantas áreas que estudam as cores e aplicam os resultados desses estudos, baseados na fisiologia (como o nosso cérebro interpreta e reage a cada uma delas) que é inegável que influenciamos e somos influenciados o tempo todo pelo uso adequado de cada uma das cores.

Aplicação das cores em diversas áreas.

Decoração de moradias:

Cores de paredes, tetos, pisos e móveis podem ser usadas para dar maior amplitude a cômodos pequenos, ou podem ser usadas para o seu extremo oposto, dar mais proximidade e aconchego.

Ambientes monocromáticos, preferencialmente em cores claras ou com suaves variações na cor principal, dão a sensação de maior espaço, assim como, de mais praticidade.

Ambientes com muitos elementos de cores, materiais e texturas contrastantes provocam a sensação de espaço menor, porém transmitem mais acolhimento.

Decoração de empresas:

Aqui mais do que nunca, o uso correto das cores, vai transmitir exatamente a imagem que a  empresa vai representar na cabeça do cliente.

Empresas com cores vibrantes, como amarelo, vermelho, blocos de concreto aparente, eletrocalhas e eletrodutos visíveis transmitem a sensação de uma empresa jovial, inovadora e prática. Exemplo: Empresas de tecnologia, marcas de roupas.

Já o uso de preto, dourado, tons terrosos, móveis de madeira, indicam uma empresa mais tradicional, um escritório de advocacia, por exemplo.

Uma empresa que opta por muito vidro, pisos frios, decoração monocromática clara, quer transmitir tecnologia, transparência, modernidade e segurança. Exemplo: Laboratórios farmacêuticos.

Vitrines e letreiros:

Óbvio que vitrines e letreiros devem combinar com as cores da logo da empresa, mas, principalmente as vitrines podem e devem explorar o poder das cores de acordo com cada intenção.

Exemplos: Promoções, estações do ano, datas comemorativas

Geralmente o vermelho é muito usado para indicar liquidações, o amarelo em setas, para indicar um ponto focal. A combinação de verde, vermelho e dourado em decorações natalinas, os tons terrosos indicando coleção outono/inverno em lojas de roupas.

Dourado para indicar elegância, luxo e ostentação.

Dourado, prata, branco e tons pastéis nas vitrines de revéillon. Por mais que as tendências da moda mudem a cada ano, essas cores sempre estarão juntas ou separadas nas vitrines das lojas de roupas em qualquer reveillon.

Vermelho no Dia dos Namorados, rosa no Dia das Mães, azul no Dia dos Pais e por aí vai…

Marketing:

Nas grandes empresas, nada, absolutamente nada é escolhido sem a definição do objetivo da escolha de cada cor.

Começando pelo desenvolvimento da logomarca, passando pelo uniforme dos funcionários, frota de veículos, embalagens dos produtos, interior de lojas, ônibus, aeronaves, e, principalmente campanhas publicitárias.

Logo Burger King e Mcdonald’s: Vermelho e amarelo. Indicam fome, pressa, rapidez – Nada mais natural para duas redes de Fast Food.

Logo Pfizer e Roche – Cor azul – Transmitem credibilidade e segurança – Laboratórios farmacêuticos precisam disso, claro

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Logo Gol Linhas Aéreas – Laranja: significa criatividade, atração de consumidores, entusiasmo, confiança, acessibilidade. Cinza: Responsabilidade, credibilidade e profissionalismo. Todas as características que um passageiro espera de uma empresa aérea.

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Dito isso, nessa pequena introdução, creio que você tenha entendido um pouco sobre o poder da psicologia das cores. 

Então agora vamos à moda para que você possa entender como a cor da sua roupa pode refletir sua personalidade, estado de espírito e influenciar outras pessoas.

Anitta em Harvard

Na postagem que eu fiz no Instagram para divulgar esse post sobre a influência das cores que vestimos sobre outras pessoas, eu usei uma foto minha usando uma camiseta amarela e essa foto da Anitta, abaixo. Mas por quê?

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Annita no Brazil Conference na Universidade de Harvard

Por três motivos:

Primeiro: Um gancho para divulgar esse post

Segundo: Amarelo é a minha cor preferida.

Terceiro: Essa foto da cantora Anitta é do dia que ela foi palestrar na renomada Universidade de Harvard. E Anitta, que de boba não tem nada, além de ser muito bem assessorada, não escolheu a cor amarelo de forma aleatória.

É que o amarelo está associado à simpatia, energia, otimismo, acolhimento e é uma excelente escolha quando você precisa ser o ponto focal de algo, como por exemplo em uma entrevista ou palestra. Chama e prende a atenção das pessoas.

Mas é óbvio que o discurso é mais importante.

Discurso impecável contando um pouco da sua história, mais a camisa amarela e ao final da entrevista, Anitta foi ovacionada e aplaudida de pé.

Quais são as cores preferidas por homens e mulheres?

Esqueça o velho discurso de que meninos gostam de azul e meninas de rosa. Em diversas pesquisas, feitas por cientistas no mundo inteiro, com pequenas diferenças de resultados entre elas, a cor azul é a preferida por homens e mulheres.

Vejamos abaixo nos gráficos, quais são as demais cores preferidas, separadas por gênero.

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  1. Azul – 52%
  2. Verde – 15%
  3. Preto – 10%
  4. Vermelho – 7%
  5. Laranja – 5%
  6. Cinza – 3%
  7. Branco – 3%
  8. Amarelo – 2%
  9. Marrom – 2%
  10. Rosa e roxo – Menos de 1%



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  1. Azul – 35%
  2. Roxo – 20%
  3. Verde – 13%
  4. Vermelho – 8%
  5. Preto – 6%
  6. Rosa – 5%
  7. Laranja – 4%
  8. Marrom – 3%
  9. Amarelo – 3%
  10. Branco – 2%
  11. Cinza – 1%

Os significados de cada cor (COM LOOKS)

Amarelo

Cor ligada ao otimismo, animação, estimulante, solar, de alegria, jovialidade, felicidade e liberdade. 

Segundo o site Psicanálise Clínica, é uma cor que ilumina, estimula a criatividade, além de ser uma cor masculina.

Para os especialistas em cores, o amarelo também é uma cor contraditória, pois representa o ciúme, a cobiça, a raiva e a traição.

Excelente para chamar atenção para algo específico. 

Exemplos, caso você queira que prestem atenção ao seu rosto, você pode usar uma gravata, ou um cachecol amarelo, dependendo da ocasião.

Caso você queira que se concentrem nos seus calçados, você pode usar um par de meias na cor amarela.

Agora, se você quiser se destacar, de verdade pode apostar em casaco esportivo amarelo, uma t-shirt amarela, ou mesmo uma camisa quadriculada amarela com preto.

Cinza

Como dito acima, o cinza  representa responsabilidade, conhecimento e profissionalismo. Fica muito bem em um terno ou costume cinza claro para o dia, ou cinza chumbo para a noite. 

Uma calça de sarja ou de alfaiataria cinza, também é um item elegante para o guarda roupa masculino e combina com diversas peças.

As contradições do cinza, segundo a psicologia das cores, são que o cinza não é quente, nem frio, não é uma cor masculina, nem feminina, é a cor do céu quando está nublado

As cinzas, são o término de uma fogueira, assim como indicam o fim do carnaval.

Enfim, embora o cinza seja elegante em algumas peças do vestuário masculino, e, isoladamente combine com outras cores, não é uma cor muito ligada à emoções positivas.

Use com moderação.

Branco

O branco está ligado à limpeza, pureza, simplicidade, paz, tranquilidade e organização. Quase não há sentimentos ou simbolismos negativos ligados à cor branca.

É uma cor que combina com  todas as demais cores.

É excelente para realçar bronzeados e combina muito com o tom de pele de homens negros e morenos.

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O branco também é uma das cores menos apreciadas pelos homens, mas está em quase todos os guarda roupas masculinos em pelo menos quatro peças que usamos com frequência: cuecas, meias esportivas, t-shirts básicas e camisas.

Quanto às cuecas e às meias, cada um com suas preferências, mas uma camisa social branca (pelo menos uma) é um item obrigatório, em qualquer guarda roupa masculino e uma t-shirt branca, básica, te salva em diversas situações.

Fora que a camiseta básica branca, com um coturno de couro e uma calça jeans é um clássico da moda masculina.

Marrom

O marrom representa segurança, seriedade, sofisticação, credibilidade, estabilidade e conservadorismo.

Mas apesar disso tudo, é a cor menos apreciada por homens(22%) e por mulheres(17%).

As possíveis explicações psicológicas para tamanha rejeição à cor marrom é que, desde a Idade Média ela já era considerada uma cor feia, que remetia aos camponeses, mendigos e escravos.

Também é uma cor ligada à excrementos humanos e animais.

O terno ou costume marrom já foi moda em alguns momentos da história.

Então, que peças de roupas, um homem pode usar marrom e ficar elegante?

Uma jaqueta de couro, uma calça de sarja, um jeans marrom claro, um sapato de couro marrom (Derby ou Oxford).

Laranja

O laranja é uma cor vibrante, que transmite vitalidade, estimula a criatividade, está ligada à alegria, comunicação e confiança. É uma cor que estimula a expressão verbal e corporal.

Por ser uma cor derivada do vermelho, tem características alegres e estimulantes, porém menos agressiva e cansativa aos olhos, como o vermelho.

O laranja é uma cor em ascensão, pois até pouco tempo atrás era uma cor relacionada a produtos de pouco valor, ou marcas mais populares. Mas grifes como a Hermés, com bolsas na cor laranja, a fabricante de carros Lamborghini com modelos nessa cor e a grife nacional Ellus nas suas embalagens mostram que o laranja não é mais o “patinho feio” que foi no passado.

Vermelho

O vermelho talvez seja a cor mais representativa e com mais simbolismos dentro da paleta de cores.

É a cor do fogo, da paixão, do erotismo, da sedução, do sangue, do amor, do ódio, da agressividade, da luta, da guerra, dos protestos.

O vermelho é a cor do dinamismo, da tomada de decisões, da influência e da persuasão. 

Quando quiser persuadir ou intimidar alguém, use vermelho.

Preto

A cor preta no vestuário masculino transmite poder, força, elegância, sofisticação e mistério. 

É muito elegante um homem com smoking preto. Já o terno ou costume preto divide opiniões, pois alguns acreditam ser a cor mais tradicional para usar, enquanto outros atribuem a trabalhadores da parte de baixo da pirâmide hierárquica, como seguranças, ascensoristas, ou motoristas particulares.

É uma cor coringa, pois combina com todas as cores e dificilmente você vai errar ao compor um look usando preto, mesmo que seja um “all black”.

Por outro lado, é uma cor que transmite inacessibilidade, ou seja afasta as pessoas de você.

O preto também é relacionado com sentimentos de tristeza, perda, morte, dor e luto. Se você já está meio baixo astral ou deprimido, evite usar preto. Isso só vai acentuar suas emoções negativas.

É uma cor mais relacionada com a noite e eventos noturnos.

Tem ligação com a noite, escuridão, penumbra, mistério e proibido. Por isso, a cor preta é muito utilizada em organizações secretas e seitas misteriosas.

O preto é cor preferida das pessoas que estão acima do peso, pois suaviza as linhas corporais.

Verde

O verde transmite as sensações de equilíbrio, saúde, frescor, harmonia, esperança.

O uso de roupas verdes além de aumentar seu equilíbrio e tranquilidade, facilita lidar com momentos tensos, pois transmite a sensação de amistosidade para as outras pessoas.

É a cor da natureza, do novo, do renascimento e da fertilidade.

Os poucos simbolismos negativos com a cor verde, são alguns excrementos corporais, esgoto e ao usar a expressão que determinada pessoa ou profissional “ainda está verde”, ou seja, inexperiente, imaturo.

É a segunda cor mais querida pelos homens.

Azul

Chegamos à cor de maior predileção por homens e mulheres (ver gráficos no início do texto). E como era de se esperar, é a cor de menor rejeição também em ambos os sexos. Somente 1% dos homens declaram que o azul é a cor que menos gostam e 2% das mulheres.

Os diversos tons de azul transmitem tranquilidade, confiança, segurança, simpatia, harmonia, fidelidade, calma e serenidade.

É uma cor que facilita a aproximação de outras pessoas, portanto é aconselhável para pessoas que queiram socializar e fazer novas amizades.

É a cor oposta ao vermelho, de tantos sentimentos radicais e ambíguos.

O azul está relacionada à muitas coisas boas como o céu, o mar, a lagos e a olhos, que tem no azul uma das cores mais apreciadas pela maioria das pessoas.

Rosa

Cor relacionada ao amor, à inocência, ao carinho à delicadeza, à cortesia, ao charme e à ternura, satisfação, leveza e feminilidade.

Embora o rosa seja considerada uma cor feminina, com o tempo, os homens à rejeitam cada vez menos.

O rosa quase não aparece na lista das cores preferidas pelos homens, no entanto, ela tem um índice de rejeição bem baixo pelo gênero masculino. Algo em torno de 8%.

DICA: As mulheres apreciam muito homens que se vestem com rosa, principalmente nas tonalidades mais claras, como  o “rosa bebê”.

O homem pode fazer o uso de roupas rosas, principalmente em gravatas, camisetas, polos, camisas e suéteres.

Roxo ou Violeta

Representam a magia, o mistério, a renovação, a espiritualidade, erotismo, transformação e poder.

Tem um histórico associado à realeza e à aristocracia, uma vez, que no passado era uma cor de difícil obtenção, sendo assim, somente indivíduos pertencentes às mais altas castas da sociedade podiam usar o roxo em suas roupas.

Não é uma cor muito comum de ser vista sendo usada por homens, mas existem alguns tons que ficam muito bem em diversos tipos físicos e gostos.

Ouro e Prata

E para finalizar duas cores que praticamente não existem roupas masculinas, o ouro e o prata. Mas elas podem aparecer em acessórios, como pulseiras, abotoaduras, cordões, anéis, alianças, relógios, óculos e em fivelas de cintos e sapatos.

A cor prata transmite elegância, tecnologia, riqueza, gentileza, discrição e modernidade. Ela também está ligada à lua e à espiritualidade.

Já a cor dourada representa o calor, o sol, a vitalidade a prosperidade, o glamour, a opulência, extravagância, grandeza, realeza, brilho e sabedoria.

A cor dourada, associada ao metal que lhe dá o nome é também associada à durabilidade, confiança, prestígio, amizade, fidelidade, lealdade, por isso cede o nome para jubileus e bodas de 50 anos de matrimônio.

Também é relacionada à vitórias, como as medalhas das Olimpíadas, aos troféu da Copa do Mundo de Futebol ou ao Oscar do cinema americano.

Características negativas da cor dourada são, a ostentação, a presunção, a estridência, o exagero e à futilidade. Em excesso é considerada de extremo mau gosto.

E aí, depois de ler sobre a psicologia das cores e como a cor das nossas roupas influenciam as nossas emoções e de outras pessoas, você concorda ou discorda?

Só de ver as imagens nos looks sugeridos, você concorda com as emoções que as cores transmitem?

Deixe um comentário abaixo.

Abraço.

Jason Brum

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2 Comentários
  1. Marcela silva Diz

    Amei o post super completo!

    1. Jason Brum Diz

      Marcela, querida, muito obrigado.

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